Categorias: Economia

Trump cumpre ameaça e eleva tarifa do aço e alumínio do Brasil em 25%

Ministro Haddad e o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente norte-americano Donald Trump cumpriu a ameaça de aumentar a tarifa de importação do aço e do alumínio, em 25%, em decreto assinado nesta segundo-feira (10).

Apesar da medida ir contra o Brasil, os Estados Unidos têm como principal exportador de aço o Canadá, com 20.6% da produção consumida pelo mercado norte-americano.

A produção brasileira é responsável por 13.8% do aço utilizado nos Estados Unidos, seguido pelo México, com 9.5%.

O ministro Fernando Haddad havia dito mais cedo que “o governo tomou a decisão de só se manifestar, oportunamente, com base em decisões concretas, e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos”.

Apesar do anúncio oficial, o Brasil ainda não se manifestou.

(Blogdoeliomar com Agências)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais