Categorias: Artigo

“Trump, uma catástrofe que tem milhões de eleitores”

Paulo Henrique Arantes é jornalista

“Donald Trump mente o tempo todo, traiu todas as suas esposas, faz comentários racistas sem parar e é um criminoso condenado. E tem milhões eleitores”, aponta o jornalista Paulo Henrique Arantes.

Confira:

Dias atrás, chamei Andrés Oppenheimer de jornalista vira-lata. O colunista do Estadão e apresentador da CNN em Espanhol merecera a denominação pejorativa por considerar “patético” o discurso de Lula na ONU, em artigo no qual deixou clara sua preferência por um Brasil subalterno – vira-lata, portanto, no entendimento rodrigueano.

Na última terça-feira (15), contudo, o colega famoso (apesar do vira-latismo), escritor premiado, mandou bem. Não se sabe se puxou pela memória ou pelo Google, mas trouxe à luz os feitos de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos, em tese suficientes para desencorajar qualquer pretensão eleitoral.

A lista de Oppenheimer, que certamente votaria em Kamala Harris se fosse eleitor americano, contém lembranças importantes, as quais não costumam ser revisitadas tanto quanto merecem (ou não chegam a este periférico jornalista que vos escreve). Trata-se de fatos que deveriam servir como bloqueios eleitorais, motivar indignação coletiva, ganhar o repúdio de todos. Só que não: americanos votam em Trump crentes sabe-se lá em quê.

Peço licença a Oppenheimer, que ignorou solenemente minha provocação, para replicar aqui alguns dos feitos de Donald Trump quando morador da Casa Branca (minha meia dúzia de leitores merece saber):

– Registrou-se no governo Trump o maior déficit da História dos Estados Unidos. A dívida nacional aumentou em quase US$ 7,8 trilhões, alcançando US$ 28 trilhões;

– ⁠Ao término do governo, os Estados Unidos tinham 3 milhões de trabalhadores empregados a menos;

– ⁠Trump enfraqueceu a posição dos Estados Unidos no mundo ao iniciar brigas com aliados europeus e abraçar Vladimir Putin e Kim Jong-um;

⁠- Ao término do governo Trump, China e Rússia estavam mais fortes na geopolítica do que antes;

– Trump exacerbou o ódio racial desde antes de assumir a Presidência, tendo declarado falsamente que a maioria dos mexicanos era de “estupradores”;

– Derrotado em 2021, Donald Trump encorajou, ainda que tacitamente, a invasão do Capitólio por apoiadores seus.

Oppenheimer ainda nos lembra que Trump mente o tempo todo, traiu todas as suas esposas, faz comentários racistas sem parar e é um criminoso condenado. E tem milhões e milhões de eleitores.

Paulo Henrique Arantes é jornalista há quase quatro décadas, é autor de “Retratos da Destruição: Flashes dos Anos em que Jair Bolsonaro Tentou Acabar com o Brasil”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais