Tudo pronto para o XVI Festival de Teatro de Fortaleza

"Um amor astronômico". Foto: Tiago Lemos.

A 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza vai acontecer a partir de domingo e se estenderá até o dia 12 de setembro. Serão 37 espetáculos teatrais no total, com dois espetáculos nacionais, dois locais e duas performances ao longo dos 13 dias. Na programação, também feiras de economia criativa, atividades formativas, lançamentos, exposição fotográfica e encontros da classe artística. O acesso será gratuito em todo o evento que terá como tema “Fortaleza dos Coletivos: Entre Cenas e Memórias”.

Realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo, o festival chega nesta edição expandindo-se por 12 regionais, em 19 espaços de 22 bairros de Fortaleza, como o Teatro São José e o Teatro Antonieta Noronha, Cucas, outros espaços públicos e casas de coletivos teatrais.

Grupos cearenses homenageados

A 16ª edição do FTF vai prestar homenagens a grupos teatrais cearenses que ajudaram a construir a cena artística no estado, com trabalhos autorais, ações de formação e constante presença nos palcos e espaços culturais. Receberão a homenagem os coletivos Pavilhão da Magnólia (20 anos de atuação), Grupo Bagaceira (25 anos), Trupe ‘Caba de Chegar (35 anos), Mirante de Teatro (40 anos) e Cia Prisma de Arte (40 anos).

No dia 07 de setembro (domingo), o grupo Bagaceira de Teatro apresenta o espetáculo “Inacabado”, às 19h, no Teatro Antonieta Noronha, reaberto recentemente pela Prefeitura de Fortaleza. Já na segunda-feira, dia 08, o grupo Mirante de Teatro encena a obra “Guerra e Paz”, às 19h, no Cuca José Walter. No dia 09, a Cia Prisma de Arte, apresenta o “Sertão Confederado”, no Cuca Jangurussu, às 15h. Dia 11, o Pavilhão da Magnólia apresenta o premiado “A Força da Água” (Shell 2025), no Cuca Jangurussu, às 19h. Dia 12, a Trupe Caba de Chegar encena a obra “Conversa de Lavadeiras”, no Teatro São José, no encerramento do Festival de Teatro.

Festival com múltiplas projeções

A 16ª edição do Festival de Teatro de Fortaleza também contará com apresentação de espetáculos nacionais convidados, no Teatro São José. Para a abertura oficial do evento, dia 6 de setembro, o FTF traz a nova montagem de “O Sapato do Meu Tio”, espetáculo baiano que celebra 20 anos desde sua estreia, do Coletivo Miranda Produções. Já no encerramento, dia 12 de setembro (sexta-feira), o ator mexicano-brasileiro Chico Diaz encena “A Lua vem da Ásia”, solo que estreou no Rio de Janeiro em junho, 14 anos depois de sua primeira adaptação deste romance de Campos de Carvalho.

Além dos espetáculos teatrais, o festival também traz atividades formativas, incluindo seminários, rodas de conversa, feiras de economia criativa, lançamentos literários e encontros afetivos, incentivando o intercâmbio entre artistas, produtores e público.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais