Categorias: Brasil

Uece concede título de Doutor Honoris Causa ao fundador do ITA, Marechal Montenegro (in memoriam)

Marechal do Ar Casemiro Montenegro fundou o ITA. Foto: Arquivo.

A Universidade Estadual do Ceará realizará, às 15 horas desta quarta-feira, no Salão Nobre da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva dos Conselhos Superiores (SODC), a solenidade de outorga do título honorífico de Doutor Honoris Causa (in memoriam) ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. Ele foi o fuindador do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA).

Natural do Ceará, Casimiro Montenegro Filho construiu uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela visão estratégica em áreas fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Sua formação militar teve início na Escola Militar do Realengo, em 1923, culminando com a patente de Marechal do Ar da Força Aérea Brasileira. Em 1941, integrou a primeira turma de Engenharia Aeronáutica da então Escola Técnica do Exército, hoje incorporada ao Instituto Militar de Engenharia (IME).

Casimiro Montenegro também foi responsável pela criação do Centro Técnico de Aeronáutica, estrutura que deu origem ao atual complexo tecnológico da indústria aeronáutica nacional, além de ter participado da implantação do Correio Aéreo Militar. Sua atuação à frente do ITA contribuiu para transformar a instituição em uma referência internacional em ensino e tecnologia.

ITA Ceará

O vínculo histórico entre o Ceará e o ITA também está diretamente relacionado ao legado de Montenegro.

Ao longo das décadas, centenas de estudantes cearenses ingressaram na instituição, consolidando uma tradição de excelência acadêmica que resultou, recentemente, na instalação da primeira unidade do ITA fora de sua sede original, em Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais