Categorias: Ciência

Uece ganha equipamento de ponta que analisa elementos essenciais e tóxicos

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, comemora a conquista. Foto: Divulgação

Entrou em operação no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará, a Expansão do Laboratório de Análise de Alimentos e Micronutrientes (LAAM), o LABMULTI, que abriga um equipamento de última geração, o único em funcionamento no Ceará. Segundo a assessoria de imprensa da Uece, trata-se do Espectrômetro de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS) modelo Nexion 1000 da Perkin Elmer, útil para análises de elementos essenciais e tóxicos em diversas matrizes, como alimentos, sangue, tecidos humanos, urina, solo e muitas outras.

O equipamento, avaliado em mais de R$ 1 milhão, foi adquirido por meio de edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e o novo espaço, localizado no prédio dos Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), foi reformado com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Área da nutrição

O Laboratório é coordenado pela professora do curso de Nutrição da Uece, Carla Soraya Maia, com o apoio do professor de Química da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), Luan Fonseca.

“A Uece atingiu um patamar de maturidade que se expressa também na criação de um centro de pesquisa que se desenvolve dentro da Universidade, com aquisição de equipamentos, como este que hoje inauguramos, e que permitem que a universidade se torne referência na pesquisa também nesse segmento”, destaca o reitor Hildebrando Soares.

O vice-reiitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, lembrou que, como pesquisador, em seu doutorado, precisou se deslocar para Brasília para conseguir utilizar um equipamento como o que hoje a Uece possui. Agora, como gestor, ele comemora. “Que bom que estamos hoje inaugurando essa expansão, com esse valioso equipamento. Ser um pesquisador não é fácil, mas quando conquistamos um equipamento dessa natureza, temos um marco que valida todo o nosso esforço”.

Centro de Análises

Com a nova expansão, o intuito é criar na Uece um centro de análise de elementos-traço, como explica a coordenadora do Laboratório, Carla Soraya Maia: “Elementos-traço são metais ou minerais que estão presentes em pequenas quantidades no nosso corpo e no meio ambiente”. Esses elementos podem ser classificados como “essenciais”, a exemplo de zinco, selênio e magnésio, presentes no sangue; ou “tóxicos”, como o chumbo e arsênio. Segundo a coordenadora, em breve, a Uece receberá outro equipamento, de especiação. “Além de determinar o conteúdo desses elementos-traço, vamos conseguir ver as espécies químicas associadas a eles”, completa.

DETALHE – Diferente de outros grandes equipamentos presentes do Ceará, o Espectrômetro da Uece possui sensibilidade extrema, sendo ele multielementar, com capacidade de identificar até cerca de 90 diferentes elementos simultaneamente, em 2 minutos, a partir de uma única amostra. A detecção é feita em partes por bilhão.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais