Categorias: Educação

Uece e Instituto Cervantes vão promover língua e cultura espanhola no Ceará

Reitor da Uece acerta parceria com Instituto Cervantes. Foto: Divulgação

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, articula com a diretora do Instituto Cervantes de Recife (PE), Rosa Sanchez, parceria para promoção da língua e da cultura espanhola no Estado do Ceará.

O Instituto, atualmente, possui 100 centros, em 45 países, sendo ele um órgão oficial criado pelo Governo da Espanha em 1991 com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem do espanhol e das línguas co-oficiais da Espanha, e difundir a cultura pan-hispânica no mundo.

A diretora Rosa Sanchez  foi reebida pelo reitor da Uece na última sexta-feira. Ela estava acompanhada pelo professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciência da Computação da Uece, Marcial Fernandez, que é também vice-presidente da Asociación de Científicos Españoles en Brasil (Acebra) e consultor do Governo do Ceará na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de mediador do encontro entre o Instituto Cervantes e a Uece.

Para o reitor da Uece, a parceria será de grande valor para a instituição e para o Ceará. “Recebemos a visita da diretora com grandes expectativas, para criação de oportunidades na graduação e na pós-graduação, por meio do nosso Escritório de Cooperação Internacional (ECint), bem como para todo o Ceará”, ressaltou o professor Hidelbrando Soares.

De acordo com a diretora do Instituto Cervantes, essa será uma parceria muito bem-vinda. “O Instituto considera muito necessário facilitar e difundir o espanhol, sendo o Ceará um Estado de grande importância para nós. Precisamos que estudantes e funcionários das universidades tenham essa aproximação com os estudos de espanhol. Não apenas os estudos, também a certificação em espanhol”.

Para concretizar a parceria, será firmado, em breve, um termo de cooperação por meio do ECint/Uece.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais