Categorias: Educação

Uece e Prefeitura de Fortaleza ofertam 1.500 vagas em cursos de extensão pró-saúde nas escolas

Professor Hidelbrando Soares é reitor da Uece

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Preeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu inscrições para três cursos de extensão gratuitos e na modalidade Educação à Distância (EaD), focados na promoção da saúde na escola.

São ofertadas 1.500 vagas voltadas para docentes de escolas vinculadas à SME de Fortaleza, diretores, coordenadores pedagógicos, funcionários da escola, membros de conselhos escolares e locais, além de profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola.

O curso autoinstrucional “Promoção da Saúde e o Trabalho Docente na Escola” tem certificação de 60 horas/aula e é destinado aos docentes efetivos e temporários que atuam em escolas vinculados à SME de Fortaleza.

O curso autoinstrucional “Promoção da Saúde na Escola” tem certificação de 40 horas/aula e pode ser cursado por qualquer membro da comunidade escolar que atua nas escolas da SME (diretores, coordenadores pedagógicos, funcionários da escola, membros de conselho escolares e locais, profissionais de saúde do Programa Saúde na Escola).

O Curso “ProMOVE Escolas + Saudáveis: Multiplicadores de ações de saúde na escola” tem certificação de 40 horas/aula e é exclusivo aos profissionais das 33 Escolas Municipais de Tempo Integral de Fortaleza. Ele é um curso com professor orientador para auxiliar no desenvolvimento e implementação de ações nestas escolas, valorizando as ações nas escolas como componentes da formação.

Estes cursos são ofertados como parte do “ProMOVE Escolas+Saudáveis”, um programa que objetiva desenvolver e implementar tecnologias para fortalecer políticas públicas, programas e ações de saúde nas escolas da rede pública municipal de Tempo Integral (EMTI) em Fortaleza, Ceará. O programa é uma parceria do PPSAC e da SME de Fortaleza, com apoio do Convênio Observatório Múltiplos Olhares, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

De acordo com o coordenador geral do ProMOVE e professor do PPSAC/Uece, Valter Cordeiro Filho, ao todo, espera-se que o programa atenda mais de mil profissionais da educação, além de alcançar mais de 10 mil estudantes nas ações voltadas à promoção da saúde nas escolas.

Os pesquisadores envolvidos no “ProMOVE Escolas + Saudáveis” são vinculados a diferentes Programas de Pós-graduação da Uece (Mestrado/Doutorado em Saúde Coletiva, Educação e Enfermagem), além de outros programas do IFCE e da UFC – alguns, com convênios com a SME de Fortaleza.

SERVIÇO

*Inscrições poderão ser feitas por meio do site do programa aqui

*Mais informações podem ser acessadas no canal de comunicação do site, nas mídias sociais @promoveescolasmaissaudaveis ou pelo e-mail grafes.saudecoletiva@uece.br.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais