Categorias: Educação

Uece está no Top 10 das melhores estaduais do Brasil

Campus do Itaperi, Uece, em Fortaleza. Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Ceará entou no grupo das 10 melhores universidades estaduais do País. É o que apota o Ranking Universitário Folha de São Paulo (RUF) 2025. Com o resultado, a Uece torna-se a única instituição estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a integrar esse grupo, estabelecendo-se ainda em primeiro lugar no ranking das estaduais dessas três regiões.

A Uece manteve posições estratégicas no grupo das estaduais brasileiras e apresentou avanços relevantes em áreas-chave. O principal destaque foi o crescimento expressivo no indicador Inovação, marcando a instituição como um espaço de referência na região.

Essa evolução se deve às políticas institucionais de apoio à inovação que aumentaram a capacidade da universidade de produzir conhecimento aplicável, gerar impacto tecnológico e estabelecer relações com o setor produtivo, sendo consideradas as patentes depositadas pela universidade e a parceria com empresas e organizações para desenvolvimento de pesquisas.

Agência de Inovação

De acordo com o vice-reitor da Uece, no exercício da Reitoria, professor Dárcio Teixeira, parte desse resultado vem também do trabalho da Agência de Inovação (Agin), que desenvolve e incentiva estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual.

No indicador de relação com o Mercado, a Uece também avançou em comparação com o ano anterior, apontando para um reconhecimento do setor produtivo da qualidade dos profissionais formados pela universidade e uma boa inserção de nossos egressos no mercado de trabalho.

O vice-reitor destaca “a importância da formação qualificada dos nossos professores pesquisadores formando nossos egressos para o desenvolvimento regional, levando a Uece a alcançar resultados positivos”.

DETALHE – O RUF incluiu no ranking 204 instituições, entre as quais 40 são estaduais, 24 delas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15 no Nordeste.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • O Governo do Ceará apostou na UECE realizando consideráveis melhorias físicas e no vencimento dos professores, desde 2008.
    Absurdamente para a categoria de servidores técnico administrativo adotou um tratamento injusto e com requintes de crueldade.
    O vencimento é baixíssimo e recentemente aprovou melhorias somente para os que ingressaram em 2018, desprezando o trabalho e a contribuição dos que sustentaram a Universidade desde os anos 1980.
    É tão absurda a medida que esses novos servidoras de nível médio irão ganhar o dobro dos antigos e até mais que os antigos de nível superior, sem explicação para esse ETARISMO!

Esse website utiliza cookies.

Leia mais