Categorias: Educação

Uece lança Cátedra Sérgio Vieira de Mello com foco em migrantes e refugiados

Campus do Itaperi, Uece, em Fortaleza. Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) lançará oficialmente, às 15 horas desta quarta-feira, no Auditório Central (Campus do Itaperi), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Aprovada em outubro do ano passado, a Cátedra da Uece é a primeira do Ceará com foco específico em pessoas em situação de migração, refúgio e apatridia, e marca, também, a primeira cátedra institucional da universidade.

O evento de lançamento da Cátedra na Uece será um momento simbólico e importante para reafirmar o compromisso da universidade com os direitos humanos, a justiça social e a solidariedade internacional.

A criação da CSVM na Uece reconhece o mérito dos trabalhos desenvolvidos, desde 2022, por meio do programa de extensão “Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas”, coordenado pela professora Denise Bomtempo.

A iniciativa surge após convite recebido durante a Conferência Estadual de Migração do Estado do Ceará, em que a Uece foi chamada a apresentar um plano de trabalho ao Comitê Gestor da CSVM no Brasil. O convite representa um reconhecimento nacional e internacional dos esforços da universidade na promoção de ações inclusivas, educativas e de acolhimento a pessoas em deslocamento forçado.

Cátedra

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que completa 20 anos de existência, foi criada em 2003 em homenagem ao diplomata brasileiro que sofreu um ataque no prédio onde funcionava seu escritório, em Bagdá, no Iraque. Desde sua criação, a iniciativa se destacou pelo pioneirismo no Brasil e, atualmente, está presente em outros oito países: Costa Rica, República Democrática do Congo, México, Estados Unidos, Itália, Sérvia, Etiópia e Reino Unido.

No Brasil, a Cátedra integra uma rede de 49 instituições de ensino superior, distribuídas em 16 estados e no Distrito Federal. No Nordeste, já foi instalada na Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Federal da Bahia, e nas Universidades Estadual e Federal da Paraíba. Agora, com orgulho, a Universidade Estadual do Ceará passa a integrar essa rede de acolhimento, produção de conhecimento e compromisso com os direitos humanos.

SERVIÇO

*Campus do Itaperi – Avneida Silas Munguba, 1700, Itaperi, Fortaleza

*Aberto ao público

*Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Uece no YouTube.

 

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais