Categorias: Educação

Uece oferecerá vagas na pós-graduação para estudantes estrangeiros

Fachada do Campus da Uece, no Itaperi, em Fortaleza. Foto: Arquivo

A Universidade Estadual do Ceará foi escolhida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ofertar vagas do Programa Move La America. Esse programa tem como objetivo selecionar estudantes da América Latina e Caribe, nas modalidades Mestrado Sanduíche e Doutorado Sanduíche, para realizarem estágio, pesquisa, atividade de extensão ou ainda disciplinas em Programas de Pós-graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais (IFs) ou Institutos de Pesquisa (IP), em áreas relacionadas à sua área de atuação.

A Uece poderá oferecer até 42 vagas, para as quais os selecionados poderão contar com bolsa de estudos em período entre dois e seis meses para o Mestrado e entre dois e doze meses para o Doutorado. As vagas serão oferecidas para os Programas de Pós-graduação da Uece, em Administração, Ciências Fisiológicas, Educação, Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Filosofia, Geografia, História e Letras, Linguística Aplicada, Ciências Veterinárias, Nutrição e Saúde, Saúde Coletiva e Sociologia.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues, a Uece já atua com internacionalização na pós-graduação, no entanto, são iniciativas pontuais, que beneficiam um número reduzido de estudantes da Uece e estrangeiros. Além disso, a Uece também oferece oportunidade a professores da instituição. No caso do mestrado e doutorado sanduíche, ofertado pelo Programa da Capes, o número de pessoas que podem ser beneficiadas é maior e proporciona para a instituição uma experiência diferente, recebendo o profissional estrangeiro.

Com isso, em breve a Uece anunciará a seleção dos estudantes estrangeiros. Os selecionados contarão com bolsas de estudos financiadas pela Capes.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais