A Universidade Federal do Ceará coemora um marco no campo da inovação com a conquista de sua 90ª carta-patente. Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no último mês de dezembro, o título confere direitos de propriedade industrial a um novo material cerâmico para o melhoramento da eficiência em dispositivos que operem na região de microondas, como antenas e radares.
A pesquisa, seundo a assessoria de imprensa e marketing da universidade, foi desenvolvida no Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (Locem) da UFC, tendo como inventor principal o professor Antônio Sérgio Bezerra Sombra, do Departamento de Física.
Segundo dados da Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Cpitt), vinculada à Agência de Inovação (UFC Inova), em 2025, a UFC realizou 50 depósitos, com 19 cartas-patentes concedidas. Ao longo dos anos, a UFC realizou mais de 600 depósitos relacionados à propriedade intelectual, incluindo patentes, desenho industrial e software.
Cartas-patente
Atualmente a unidade acadêmica com mais cartas-patente na UFC é o Centro de Ciências, com 35, seguido pelo Centro de Ciências Agrárias, com 27 e o Centro de Tecnologia, com 12. Analisando por departamento ou curso, no topo do ranking está o Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, com 22 cartas, seguido pelo Departamento de Engenharia Agrícola, com 20 e o Departamento de Física, com 10. Nos campi do interior, destacam-se o Campus de Sobral, com cinco cartas e o Campus de Crateús, com uma.
A primeira carta-patente da UFC foi concedida no ano de 2019, fruto de pesquisa da professora Diana Azevedo, atual vice-reitora, para tecnologia de armazenamento e transporte de gás natural na forma adsorvida.
DETALHE – A UFC, segundo relatório do INPI, ocupa o 13º lugar no ranking nacional de patentes de invenção depositadas. Em um recorte regional, a UFC é a quarta universidade do Nordeste em número de depósitos, atrás apenas das Universidades Federais de Campina Grande (UFCG), Paraíba (UFPB) e Pernambuco (UFPE).