O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na última sexta-feira, os projetos pedagógicos de três novos cursos: Teatro-Lieratura, Letras-Português e Inglês e Inteligência Artificial. . Dois deles, Teatro-Licenciatura e Letras-Português e Inglês, serão oferecidos no Campus de Itapajé; o terceiro, Bacharelado em Inteligência Artificial, irá para o Campus de Quixadá.
Ainda não há confirmação se os três cursos serão oferecidos pela universidade em 2026, mas há a perspectiva de que os de Teatro e Inteligência Artificial possam já ser incluídos no próximo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por contarem com um processo mais avançado na consolidação de suas infraestruturas.
O Curso de Teatro contará com o Cineteatro José Maria Melo, atualmente em etapa avançada de conclusão de suas obras e adequação para que possa ser consolidado como um importante espaço para formação artística, atividades acadêmicas e ações culturais. A previsão é que o equipamento esteja concluído no primeiro semestre de 2026.
O Cineteatro, concebido originalmente para fomentar as artes e a cultura, passa então a se integrar à proposta do Curso de Teatro. “A implantação do Curso de Teatro no Campus de Itapajé representa mais do que a ampliação da oferta acadêmica: trata-se de uma ação de grande impacto social, voltada à formação de profissionais qualificados, ao fortalecimento da produção teatral local e ao enriquecimento da vida cultural da comunidade”, destaca o pró-reitor de Graduação, Davi Romero de Vasconcelos.
O curso será oferecido na modalidade presencial, com carga horária total de 3.200 horas, a serem integralizadas em, no mínimo, oito semestres e, no máximo, em 12 semestres. Com regime semestral, a previsão é de 50 vagas anuais, com oferta em turno integral (tarde e noite).
Itapájé
O Campus da UFC em Itapajé – Jardins de Anita, que é o mais novo entre os campi da universidade, também receberá o Curso de Letras-Português e Inglês. O novo curso contará com a mesma carga horária, prazos de integralização e quantidade de vagas do Curso de Teatro, mas será ofertado no turno noturno, excetuando as atividades curricularizadas de extensão e estágio.
O pró-reitor reforçou que o curso atende aos requisitos estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores: “Ele foi estruturado para ampliar as possibilidades de formação de profissionais qualificados, especialmente em regiões carentes de professores de Letras, atendendo a uma necessidade estratégica para o desenvolvimento educacional e social”, salientou.
Quixadá
O Campus de Quixadá, consolidado como uma unidade temática voltada para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ganhará outro curso dentro desse campo de atuação. O Bacharelado em Inteligência Artificial está em conformidade com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, do governo federal, que visa posicionar o país como referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, por meio de um investimento previsto de R$ 23 bilhões até 2028. O plano federal objetiva criar, no mínimo, cinco mil vagas em cursos de IA no prazo de três anos.
O curso terá carga horária total de 3.200 horas, com integralização mínima em oito semestres e máxima em 12 semestres. O regime de oferta será semestral, com previsão de 50 vagas anuais no turno integral (matutino e vespertino).
A diretora do Campus de Quixadá, Andréia Libório Sampaio, destacou a importância da criação do curso em virtude da crescente demanda por profissionais com este perfil nos mercados nacional e internacional: “O Campus de Quixadá já está sendo referência na área. Já temos um mestrado acadêmico com essa linha de Inteligência Artificial, e agora o curso de bacharelado vem para complementar essa formação”. (Com informações do site da UFC).