O reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida, anuncia que o governo federal acaba de liberar recursos de emendas de parlamentares cearenses, no que garantirá que a Instituição consiga pagar as contas deste ano. Ele não adiantou valores.
Segundo o reitor, a luta agora é para garantir um “bom orçamento” para a UFC em 2024.
São necessários cerca de R$ 18 milhões a R$ 20 milhões para que a Instituição não somente tenha custeio, mas, principalmente, tenha verba para implementar os investimenos programados para o próximo exercício.
Nas prioridades da UFC estão a implantação da Estação Cientifica do Parque Nacionalde Jericoacoara, que servirá para ajudar a preservar o local, o Corredor Cultural do Benfica e, fundamentalmente, começar o “grande projeto que é o Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu”, destaca Custódio.
“Esse projeto do Distrito de Saúde é pesado, em matéria de recursos, mas a gente deve e precisa começar”, observa o reitor sem adiantando valores do empreendimento.
Distrito da Inovação
O Distrito de Saúde e Inovação de Porangabussu é uma iniciativa autossustentável, que planeja uma promoção de conhecimento e desenvolvimento regional e nacional, incluindo transferência tecnológica, além do apoio na qualificação e na fixação da mão de obra.
Entre os principais benefícios para a população, destacam-se:
– Melhoria do contexto urbano, infraestrutura, mobilidade, espaços verdes e de lazer;
– Equipamentos com oferta de atividades esportivas, culturais e de lazer para a população residente e trabalhadora;
– Desenvolvimento do comércio e serviços locais;
– Maior oferta de serviços gratuitos de saúde de alta qualidade para a população com apoio da rede de hospitais públicos e privados parceiros;
– Apoio na qualificação e acesso a empregos, com a Escola de Cidadania;
– Ampliação das oportunidades de empregos e renda por meio da geração de novos negócios;
– Criação de postos de trabalho de alta qualificação, aumentando a renda familiar da população residente.