A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará completa 55 anos de criação nesta quarta-feira. A data será marcada com uma solenidade às 15 horas, no auditório da Reitoria. No evento serão prestadas homenagens a instituições, empresas, projetos, além de ex-pró-reitores, servidores, empresários e outros atores da sociedade com atuação relevante para a extensão da UFC.
Segundo a assessoria de Comunicação e Marketing da UFC, as homenagens são uma forma de reconhecer as colaborações para o cumprimento do objetivo primordial da PREX de promover uma relação mutuamente transformadora entre a Universidade e a sociedade, articulando ensino, pesquisa e extensão.
No âmbito da UFC, estão entre os homenageados ex-pró-reitores de extensão, dois dos quais se tornaram reitores da UFC – os professores René Barreira e Henry Campos; servidores da PREX com mais de 30 anos de trabalho e nove projetos de extensão.
Na lista de projetos homenageados estão o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica do Departamento de História da UFC (NUDOC), o Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), o Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM), o Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA), a Camerata de Cordas da UFC, a Orquestra Sinfônica da UFC – Fortaleza, a Orquestra Sinfônica da UFC – Sobral e as Casas de Cultura Estrangeira da UFC.
Da comunidade externa, as homenagens vão para instituições públicas, a exemplo da Secretaria Municipal da Educação (SME), Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), Instituto Dr. José Frota (IJF), Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Tribunal do Trabalho da 7ª Região do Ceará (TRT) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Do setor privado, que vêm colaborando com a PREX, especialmente com a oferta de estágios, estão instituições e empresas como Empreendimentos Pague Menos; M. Dias Branco S.A., Mercadinhos São Luiz, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Fundação Demócrito Rocha e Educadora ASC Ltda. – Colégio Ari de Sá Cavalcante, entre outras.
Destaque também para agentes de estágios como o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Ceará). Reconhecimento também a fundações de apoio: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef) e Fundação Cetrede.