UFC coordenará o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública

Fachada da UFC, em Fortaleza. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará, por meio do seu Laboratório de Estudos da Violência (LEV), fará o lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INVIPS) nesta quinta-feira, às 18 horas, no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica), em Fortaleza.

Coordenado pelo LEV-UFC, o INVIPS faz parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O instituto reunirá um total de 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros.

César Barreira, fundador e primeiro dirigente do LEV, será o coordenador do novo instituto, enquanto a coordenação técnico-científica do INVIPS ficará a cargo do professor Luiz Fábio Paiva, atual coordenador do LEV.

Objetivos

O INVIPS atuará em cinco eixos centrais para produção de conhecimento e formação de recursos humanos: dinâmicas e efeitos da violência e do crime; fenômeno das facções criminosas no Brasil; segurança, instituições e atores; controle social e justiça; e fronteiras e economias ilegais. O projeto terá duração inicial de cinco anos e a proposta é apresentar relatórios anuais.

O instituto será uma rede com impacto nacional e internacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para a pesquisa científica e a promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça.

(Também com site da UFC)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais