A Universidade Federal do Ceará, por meio do seu reitor, Custódio Almeida, assinou acordo de cooperação técnica com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No ato da assinatura, o ICMBio foi representado pelo seu gerente regional do Nordeste, Carlos Felipe Abirached.
O acordo, firmado com a autarquia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na última semana, terá duração de 5 anos, até 2030, e envolve uma parceria estratégica em ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista a construção da Estação Científica da UFC em Jericoacoara e do Centro de Formação em Turismo Ecológico.
Para o gerente regional do Nordeste do ICMBio, Carlos Felipe Abirached, tanto a UFC quanto o instituto vivem momentos de retomada em termos de políticas públicas e de dinâmica institucional. O dirigente ressalta haver distintas realidades de áreas de preservação ambiental no Ceará, que trazem desafios e também possibilidades de inovação e avanços para a ciência e o desenvolvimento regional. “É uma agenda estratégica pela criação de novas unidades de conservação. Essa parceria evidencia a importância de a gente trabalhar com a melhor base científica, e a fundamentação da nossa ação vem da academia. Então, estreitar a parceria e ampliar os territórios onde atuamos é muito estratégico”, afirmou Abirached.
Segundo Custódio Almeida, essa aproximação interinstitucional é motivo de alegria, pois contribui para a produção de conhecimento e o desenvolvimento sustentável. Além do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), o dirigente destacou que espera que a parceria com o Instituto Chico Mendes cresça para abranger outras unidades acadêmicas da UFC, como o Centro de Ciências e o Centro de Ciências Agrárias. “Talvez uma das causas mais nobres da contemporaneidade é o meio ambiente, pelo qual o ICMBio batalha todo dia. É a causa da vida, do futuro e da saúde. Quem tem causas desse tipo jamais se sente só, está sempre ocupado com o cuidar, e o cuidar é curar”, pontuou o reitor. (Com informações da Agência UFC).