UFC e Ministério da Cultura promoverão evento internacional sobre Economia Criativa

Encntros já acontecem entre UFC e MinC sobre o evento. Foto: Alvaro Graça.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Cultura vão promover o Mercado da Indústria Criativa do Brasil (MICBR), um dos maiores eventos de negócios voltados para a cultura e a economia criativa na América Latina. Neste ano, o evento ocorrerá em Fortaleza, de 3 a 6 de dezembro. O MICBR reunirá empreendedores, artistas, produtores culturais e compradores de diversos setores da indústria criativa de diversos países, promovendo rodadas de negócios, palestras, oficinas e apresentações artísticas.

Nesta semana, durante encontro no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (Campus do Pici), UFC e Ministério da Cultura promoveram reuniões e avançaram nas articulações para a organização do evento. “Foi um encontro de alinhamento, para levantamento de demandas e potencialidades de como a UFC pode contribuir e para construir uma agenda de trabalho”, explicou o pró-reitor de Cultura, professor Sandro Gouveia.

Vinculada à PROINTER, a Agência de Inovação da UFC (UFC Inova) foi representada pela coordenadora de Empreendedorismo, professora Conceição Oliveira, e pelo diretor-presidente do Parque Tecnológico (PARTEC), professor Abraão Saraiva.

Segundo Conceição, uma das ideias em discussão é que a Agência UFC Inova possa atuar na capacitação de equipes para as rodadas de negócios do MICBR. Isso porque, durante o evento, há oportunidades de conexão entre empreendedores e investidores do Brasil e do exterior. Formações para participação em pitches (apresentações de produtos ou serviços) e em gestão de negócios, por exemplo, estão no radar dos organizadores.

Além do envolvimento de setores da Agência UFC Inova, a PROINTER poderá colaborar através da Coordenadoria de Internacionalização, cujo titular, professor Rodrigo Rego, também esteve na reunião. A expectativa é que estudantes da UFC possam participar acompanhando as delegações internacionais e atuando como intérpretes, por exemplo.

Também participaram do encontro: Andreia Guimarães, diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura do MINC; Adriana Nunes, coordenadora de Empreendedorismo e Inovação do MINC; professora Glícia Pontes, pró-reitora-adjunta da PROCULT; professora Eulália Camurça, coordenadora de Projetos e Interações Interinstitucionais da PROCULT; Lívia Barreto, engenheira de produção do PARTEC; e professor Ângelo Brayner, do Departamento de Computação da UFC.

(Também com site da UFC)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais