Categorias: Saúde

UFC e MS ofertam 1.200 vagas em curso a distância sobre vigilância epidemiológica

Hora de aprofundamento em curso de vigilãncia sobre covid. Foto: Arquivo

A Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds),  e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde do Brasil acabam de lançar o Curso EaD de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios.

São 1.200 vagas no total, sendo 1 mil destinadas e previamente preenchidas pelos profissionais que atuam na Rede de Vigilância em Saúde, articulada pela SVSA, por meio da Coordenação Geral da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios (CGCOVID) do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT). As outras 200 vagas estão sendo disponibilizadas para os demais interessados que trabalham nessa área em todo o país.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico (https://abre.ai/npKi), até esta quarta-feira (27), ou até a ocupação de todas as vagas.

O objetivo do curso é apoiar os profissionais de saúde, para que eles possam desempenhar suas atividades amparadas por conceitos de epidemiologia e vigilância de vírus respiratórios. De acordo com a consultora técnica Walquíria Almeida, da CGCOVID/MS, as aulas abordarão temas sobre a vigilância da covid-19, da influenza, do vírus sincicial respiratório e outros vírus respiratórios, desde os conceitos da doença até os fluxos no serviço da vigilância. “Outros temas, como sistemas de informação, análises de dados, diagnóstico, imunização, tratamento, análises complementares dos vírus influenza, vigilância genômica do SARS-CoV-2, preparação e resposta para possíveis pandemias, abordagem de ‘Uma Só Saúde’, influenza aviária e comunicação também serão abordados”, esclarece.

O curso, produzido pelo Nuteds/UFC e disponibilizado na plataforma online da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), conta com o apoio dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (Centers for Disease Control and Prevention – CDC/Atlanta-EUA) e da Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (TEPHINET), também sediada em Atlanta, nos Estados Unidos. (Com site da UFC).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais