UFC e TJCE fecham acordo de cooperação na área de soluções inovadoras para o Judiciário

UFC e TJCE em parceria por avanços no plano administrativo. Foto: UFC

A Universidade Federal do Ceará e o Tribunal de Justiça do Estado firmaram um protocolo de intenções que prevê o desenvolvimento de projetos que contribuam para a melhoria dos serviços do TJCE e para o avanço da pesquisa, do ensino e da extensão na universidade.

A ordem, segundo a assessoria de imprensa e marketing da UFC, é apontar soluções inovadoras para o tribunal em áreas como direito, engenharia, arquitetura, tecnologia da informação, eficiência energética, inteligência artificial e administração pública, enquanto professores, alunos e pesquisadores aplicam seus conhecimentos em contextos reais, o que deve contribuir para o avanço acadêmico.

Com prazo de 60 meses a partir da assinatura do documento final, podendo ser prorrogado mediante celebração de aditivo, o acordo funcionará em regime de cooperação mútua, com cada parte disponibilizando recursos humanos, materiais e tecnológicos necessários para a execução das ações. A parceria não envolve repasse financeiro.

Regularização de imóveis

O primeiro trabalho a ser desenvolvido será em parceria com o Centro de Tecnologia (CT/UFC). A Universidade atuará na regularização de imóveis ocupados pelo Tribunal, espalhados por vários municípios do Ceará. “Isso será um campo de estudo e pesquisa para os estudantes e professores. Todos ganharemos com isso”, afirmou o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.

Esse primeiro projeto, conforme o secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Pedro Sampaio, além de atuar na regularização de imóveis, também trará soluções para a gestão integrada desses equipamentos. “A gente espera que o protocolo de intenções traga melhorias e gestão eficiente para o Tribunal de Justiça”, afirmou.

O reitor Custódio Almeida ressaltou a reciprocidade do acordo, compreendendo que a parceria auxiliará na resolução dos problemas apontados pelo TJCE, mas também contribuirá com a formação dos estudantes de graduação e de pós-graduação de diversas áreas existentes na Universidade.

“Começaremos numa área de regularização patrimonial, mas surgirão oportunidades com muitas outras áreas. É o encontro de duas instituições robustas, com uma diversidade de ações, se o Tribunal de um lado tem uma diversidade de compromissos públicos e ações, a universidade tem uma diversidade de área de conhecimento, de produção de pesquisa”, destacou.

O professor Jarbas Silveira, do CT/UFC, frisou a importância da Universidade atuar na resolução de problemas reais, possibilitando avanços na pesquisa e na inovação. “É um ganha-ganha. Ganha o aluno na formação, ganha a sociedade, ganha o pesquisador que consegue aplicar num problema real. Estamos cientes do desafio e também da qualidade da entrega”, disse.

Também estiveram presentes à assinatura do protocolo de intenções o professor Alexandre Bertini (CT/UFC); o presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef), Joaquim Perúcio; a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UFC, professora Nélida Astezia Castro Cervantes; docentes da Universidade e servidores do TJCE.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais