Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UFC e Vale firmam parceria inédita pró-redução da emissão de carbono

Diego Lomonaco, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT). Foto: Ribamar Neto/UFC

A Universidade Federal do Ceará e a Vale firmaram uma parceria inédita voltada para o desenvolvimento de novos materiais aplicados em descarbonização. A ação integra o PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação). Tendo à frente o pesquisador Diego Lomonaco, professor do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), o projeto foi acordado no segundo semestre de 2023 no valor de R$ 550 mil e abrange pesquisas com fins de redução das emissões de carbono na Vale.

Integram a equipe do projeto as professoras da UFC Selma Mazzetto, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (Centro de Ciências); Janaína Machado, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Centro de Tecnologia); e Flávia Santos, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Faculdade de Medicina); além do pós-doutorando Leandro Nascimento. O enfoque dos estudos da equipe será em novos materiais para serem aplicados nas iniciativas da Vale de buscar produtos mais verdes para a área de minério de ferro.

Na Vale, o projeto será desenvolvido no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF), que é um dos mais modernos centros tecnológicos em mineração e siderurgia do mundo. Atualmente, a Vale é uma das únicas mineradoras do mundo a manter um centro de pesquisa com essa estrutura. O CTF possui equipe multidisciplinar, diversos laboratórios e tem como foco pesquisar o uso do minério de ferro na siderurgia desenvolvendo soluções de carga e novos produtos, agregando assim valor ao portfólio da Vale e garantindo soluções adequadas às necessidades dos clientes. Recentemente, o CTF tem se firmado como um importante núcleo de excelência na estratégia de descarbonização da siderurgia.

Boas práticas

Além da inovação no campo científico, o projeto de parceria com a multinacional destaca-se pelo formato do contrato – sendo a propriedade intelectual 100% da Vale, mas com contrapartida financeira para a UFC – bem como pela rapidez na aprovação. Ao todo, foram 43 dias desde o início do processo até a assinatura final pelo reitor Custódio Almeida no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“Essa é a primeira parceria com a Vale formalmente identificada pela Universidade e foi um trabalho de times da Universidade. A gente conseguiu fazer negociações complexas com essa empresa enorme, colocando o nosso peso institucional e de experts”, destaca Carol Matos, coordenadora do Escritório de Projetos da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC (EP/PROINTER).

De acordo com a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Cláudia do Ó Pessoa, o tempo recorde para a formalização da parceria integra novas práticas de gestão que vêm sendo adotadas na Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), seguindo os fluxos e processos para proteção intelectual e transferência tecnológica estabelecidos na Lei Federal nº 10.973/2004 (Lei da Inovação) e na Resolução da UFC nº 38/CONSUNI, de 18 de agosto de 2017.

“A UFC Inova vem qualificando o seu corpo técnico e estabelecendo as boas práticas de gestão, criando um ambiente propício para as práticas de interação, com celeridade e segurança nos acordos de parcerias entre a Universidade e o setor empresarial”, pontua.

Destaca ainda Carol Matos que o suporte junto ao pesquisador e a articulação do Escritório de Projetos com demais instâncias da Universidade tornaram a firmação da parceria um case de sucesso, a partir do alinhamento da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Vale com diversos atores do ecossistema de inovação da UFC. “Apoiamos toda a conjuntura, o arranjo jurídico e administrativo, e o arranjo de parcerias que era necessário ser vencido pelo pesquisador para que ele se sentisse seguro e fosse apoiado até o final, até o processo de assinatura”, comenta.

(Com site da UFC)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Um homem também chora” – Gonzaguinha

“Um homem também chora” – Gonzaguinha

Homenagem do Blog ao cantor e compositor carioca Gonzaguinha, que nesta segunda-feira deixa 33 anos de saudade.

Leão cede empate ao Red Bull Bragantino e segue sem vencer em casa no Brasileirão

Leão cede empate ao Red Bull Bragantino e segue sem vencer em casa no Brasileirão

O Fortaleza empatou seu segundo jogo seguido no Castelão, pelo Brasileirão, na noite deste domingo (28), diante do Red Bull Bragantino, e segue sem vencer em partidas em casa. O

“Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026”, diz ministra Nísia

“Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026”, diz ministra Nísia

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, compartilhou na tarde deste domingo (28) uma série de postagens em suas redes sociais lembrando os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de

Dr. Cabeto destaca concepção do hospital da UECE e seus impactos na saúde do Ceará

Dr. Cabeto destaca concepção do hospital da UECE e seus impactos na saúde do Ceará

O ex-secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, visitou neste domingo (28), o canteiro de obras do novo Hospital Universitário em construção no Campus da Universidade Estadual, no Itaperi.

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha

Alckmin defende diálogo com Congresso sobre desoneração da folha

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu neste domingo (28) diálogo entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre a questão da desoneração

Vice-prefeita de Varjota poderá compor chapa com a oposição

Vice-prefeita de Varjota poderá compor chapa com a oposição

Uma semana após informar o rompimento com o prefeito Elmo Monte, a vice-prefeita Alessandra Araújo, a Loura do Povo, deverá anunciar esta semana a sua composição na chapa da oposição,