Categorias: Ciência

UFC, Fiocruz e Institut Pasteur assinam acordo de cooperação científica

Fachada do Centro de Imunologia e Imunoterapia Fiocruz Pasteur. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará, Fiocruz e Institut Pasteur de Paris vão assinar memorando de cooperação técnica na próxima terça-feira, às 9 horas, no campus da Fiocruz Ceará, no município do, Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza. O evento, que mais precvisamente no Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, situado nesse campus, contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

A cerimônia de assinatura representa a oficialização de um compromisso já firmado pelo presidente da Fiocruz, Mário Moreira, pela presidente do Institut Pasteur de Paris, Yasmine Belkaid, e pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, para reforçar a colaboração em pesquisa, inovação e intercâmbio acadêmico nas áreas da imunologia e da imunoterapia.

No evento, estarão presentes os co-coordenadores do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, Caroline Passaes e João Hermínio Martins, o assessor da Fiocruz para Cooperação com Instituições Científicas e Tecnológicas Francesas, Wilson Savino, o reitor da UFC, Custódio Almeida, o Cônsul-Geral da França no Recife, Serge Gas, e a coordenadora Geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio, e suas respectivas equipes.

Objetivos

O memorando de entendimento tem como foco a ampliação das ações de cooperação científica e educacional entre as instituições. A parceria busca fomentar o intercâmbio científico no campo da saúde, além da organização de cursos, programas de pós-graduação em rede, seminários e conferências científicas. O documento também prevê a divulgação de resultados científicos por meio de publicações e trabalhos acadêmicos, o incentivo ao acesso ao Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM/UFC) para a realização de estudos científicos, e a orientação mútua de alunos de mestrado e doutorado da UFC, Fiocruz e Institut Pasteur. Além disso, a cooperação entre as instituições também pretende promover treinamentos e capacitações técnico-científicas para a sociedade.

Um dos destaques dessa colaboração é a possibilidade de utilizar o Biotério do NPDM/UFC, que é um dos poucos do Brasil certificados internacionalmente para estudos pré-clínicos de novos fármacos, para a condução dos projetos de pesquisa colaborativos entre os pesquisadores das três instituições. No núcleo, há diversos laboratórios que desenvolvem pesquisas inovadoras para a criação de novos fármacos com potencial anticâncer a partir da biodiversidade brasileira, o que reforça a importância desse acordo para a ciência nacional.

Centro Pasteur

O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia é fruto da cooperação científica entre o Institut Pasteur, na França, e a Fiocruz. Inaugurado em maio de 2024, sua missão é acelerar a pesquisa no campo da imunologia e impulsionar o desenvolvimento de imunoterapias inovadoras para o tratamento de doenças transmissíveis e não transmissíveis. O centro desenvolve pesquisas voltadas para o câncer, doenças emergentes e infecciosas, além de doenças autoimunes e neurodegenerativas. Sua criação fortalece a capacidade de resposta às demandas globais de saúde pública e promove a pesquisa translacional, possibilitando a aplicação dos conhecimentos científicos na criação de novas terapias que possam ser disponibilizadas à população.

O centro atua na concepção e desenvolvimento de novas terapias e estudos translacionais. Essa parceria com a UFC reforça as capacidades de realização de ensaios pré-clínicos e clínicos, etapas cruciais para o desenvolvimento de novas imunoterapias. Entre as terapias desenvolvidas, estão o desenvolvimento de anticorpos monoclonais e moléculas relacionadas, bem como a pesquisa e aprimoramento de terapias celulares baseadas na atividade de células T e células NK. O objetivo é expandir o acesso a tratamentos avançados e desenvolver soluções terapêuticas para doenças que impactam diretamente a população brasileira.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais