Categorias: Ciência

UFC ganha microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução

Equipamento garante avanço nas pesquisas da UFC. Foto: Divulgação

A Central Analítica da Universidade Federal do Ceará acaba de instalar um Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) Talos 200i de alta resolução. Trata-se de um dos equipamentos mais avançados para a investigação de materiais e sistemas biológicos em escala nanométrica, adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Além do avanço científico, o investimento também terá impacto na formação acadêmica. Estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores terão acesso a uma ferramenta de ponta, essencial para a formação em áreas estratégicas e para a produção de conhecimento alinhado a desafios contemporâneos, como inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento de novos materiais.

O MET está instalado no novo prédio da Central Analítica (Bloco 338), cuja inauguração é esperada já para o primeiro trimestre deste ano. Ele marca uma nova fase de expansão e modernização da infraestrutura científica da UFC. Atualmente, a Central dispõe de dois Microscópios Eletrônicos de Varredura da marca Thermo Fisher Scientific (Quanta 450 FEG e Inspect 50) e de um Microscópio Confocal a Laser Zeiss (CLSM 710). A nova sede da Central Analítica é resultado de investimentos da Finep, da UFC e da Funcap.

Equipamento

O novo microscópio permite visualizar colunas individuais de átomos, em uma escala milhões de vezes menor que um grão de areia, o que potencializará estudos em áreas como biologia celular, microbiologia, ciência dos materiais, física, química e nanotecnologia. Com ele, pesquisadores poderão investigar vírus, bactérias, nanopartículas, defeitos cristalinos, interfaces de materiais e outros sistemas complexos com elevado grau de detalhamento.

Para atingir esse nível de precisão, o MET utiliza um feixe de elétrons transmitidos através de amostras ultrafinas, produzindo imagens de altíssima resolução espacial. “Durante os testes realizados na fase de instalação, conseguimos obter imagens com resolução de 0,12 nanômetro”, relata o professor Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC. Um nanômetro equivale a um milímetro dividido por um milhão. “Nesse nível de resolução, será possível observar detalhes extremamente relevantes dos materiais, como arranjos periódicos de átomos e planos cristalinos”, explica.

Os técnicos da Central Analítica devem incorporar, neste mês de janeiro, outros detectores e técnicas analíticas ao equipamento, possibilitando análises ainda mais precisas e detalhadas. Entre elas, destaca-se a espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDS ou EDX), que permite a análise elementar de regiões extremamente reduzidas, ampliando significativamente as capacidades analíticas do equipamento. Esse período também será destinado à conclusão do treinamento interno e da calibragem, com disponibilização do MET para a comunidade a partir de fevereiro.

“Com a conclusão das etapas de testes e calibração, o microscópio deverá entrar em operação plena nos próximos meses, consolidando-se como um equipamento-chave para o desenvolvimento científico regional e ampliando a inserção da UFC em redes nacionais e internacionais de pesquisa”, explica o professor Emilio de Castro Miguel, vice-coordenador da Central Analítica.

Outras novidades

O MET não é a única novidade da Central. Novos equipamentos foram adquiridos e chegarão em breve, incluindo um Microscópio Eletrônico de Transmissão JEOL (JEM-120i), também de altíssima resolução e destinado principalmente a análises biológicas, e um Microscópio Confocal Zeiss (CLSM 910). Além disso, a Central Analítica conta com a aprovação de um projeto Finep, atualmente aguardando liberação de recursos. Nos últimos dois anos, a Central captou em torno de R$ 10 milhões da Financiadora.

DETALHE – A Central Analítica é um órgão suplementar da Reitoria que, desde 2014, oferece diversas técnicas em microscopia para usuários da UFC e de outras instituições públicas e privadas, em nível regional e nacional.

DETALHE 2 – Até o momento, mais de 400 pesquisadores estão cadastrados como usuários, envolvendo mais de 900 projetos de pesquisa vinculados a mais de 30 programas de pós-graduação.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais