A Universidade Federal do Ceará, por meio do seu projeto de extensão no Campus de Quixadá – Fábrica de Programadores – Aprendendo a Programar com Games e IA, está com inscrições abertas para o curso de programação e criação de jogos até a próxima sexta-feira. O curso é voltado para jovens entre 15 e 29 anos do Ceará.
O curso acontecerá de 15 deste mês a 24 de outubro e podem se inscrever alunos do ensino médio das escolas públicas do estado do Ceará, além de jovens de 15 a 29 anos que residem no Estado. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre programação. Foram disponibilizadas duas mil vagas.
Na quarta edição do curso, realizado em parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Fundação Demócrito Rocha, serão apresentados conteúdos inéditos de Inteligência Artificial.
O Curso
De forma prática, criativa e divertida, os participantes vão desenvolver seu raciocínio lógico ao criar seus próprios jogos e aplicativos. “Os alunos aprendem conceitos de programação, jogos e inteligência artificial. Usamos uma ferramenta de programação baseada em blocos que é própria para que alunos tenham o primeiro contato com programação”, explica a professora Viviane Menezes, do Campus da UFC em Quixadá e coordenadora de conteúdo do projeto.
Os 12 módulos do curso são divididos em temáticas sobre os conceitos de Algoritmos, Programação, Jogos, IA; além de Programação com App Inventor, armazenamento e coleta de dados. O último módulo consiste na criação e gravação de vídeo de apresentação do jogo elaborado pelo aluno. Os três melhores jogos serão premiados com notebooks e celulares.
As videoaulas e os materiais didáticos são produzidos por professores da UFC e a formação dá direito a certificado aos participantes. Estudantes universitários dos cursos de graduação da UFC-Quixadá e do curso de Sistemas e Mídias Digital da UFC-Virtual atuam como tutores dos estudantes mais jovens.
DETALHE – O Fábrica de Programadores é um curso 100% digital, gratuito, na modalidade de ensino à distância, com 12 módulos compostos por fascículos e videoaulas com resolução de exercícios práticos. Em 2025, a novidade é que além de aprender a programar e criar seus próprios jogos, os alunos também poderão explorar os fundamentos da inteligência artificial (IA) e descobrir como aplicá-la em suas criações.
SERVIÇO
*Campus da UFC em Quixadá – e-mail:vivianemenezes@ufc.br