UFC lança antologia e edital dedicados aos 300 anos de Fortaleza

O prefeito Evandro Leitão é um dos convidados do reitor Custódio Almeida. Foto: Divulgaaão

Fortaleza vai completar, ano que vem, 300 anos de fundação, contados a partir do ano em que o então povoado do Forte Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, batizado pelos colonizadores portugueses, foi alçado à condição de vila. Em reconhecimento a esse marco histórico, a Editora UFC realizará, nesta terça-feira, a partir das 18 horas, no auditório da Reitoria, a programação especial “Fortaleza Amada”.

O encontro, segundo a assessoria de imprensa e marketing da UFC, terá uma mesa-redonda e dois lançamentos dedicados à celebração da cidade. O escritor e jornalista Lira Neto (que assina a biografia da UFC, a ser lançada neste ano) fará uma participação especial, com um anúncio surpresa. Participarão da mesa o reitor Custódio Almeida, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e o escritor Flávio Paiva. A conversa pretende abordar a importância da literatura na preservação e difusão da memória, da história e da cultura da cidade.

Lançamentos

Um dos lançamentos é o do livro Fortaleza, poéticas do passado – antologia, que reúne textos de diferentes gerações de escritores e poetas cearenses (ou que aqui viveram parte da vida) do século XX, publicados pela Editora UFC ao longo da história do equipamento.

Organizado pelo professor Francisco Silva Cavalcante Júnior, diretor da Editora UFC, o trabalho oferece uma seleção cuidadosa de crônicas, contos, ensaios e poemas sobre diferentes aspectos da história, da cultura e da vida em uma Fortaleza antiga. Esse trabalho foi iniciado ainda em janeiro de 2024, com a aprovação da proposta pelo Conselho Editorial da UFC.

Pelo olhar de nomes consagrados como Moreira Campos, Raimundo Girão (com o texto “Minha cidade do oceano verde”), Lustosa da Costa (que assina “Louvação de Fortaleza: a loura desposada do sol”), Jáder de Carvalho, Blanchard Girão, Airton Monte, Jorge Tufic e Caio Carneiro, emerge uma Fortaleza nostálgica, ainda pacata, mas em transformação. Entre memórias e rastros de um passado ora superado, ora resistente, o leitor é convidado a observar uma cidade em plena construção de sua identidade.

Com prefácio assinado pela escritora e professora da UFC Tércia Montenegro, a antologia inaugura a coleção Fortaleza 300 Anos, concebida em homenagem ao tricentenário da capital. Essa é a segunda coleção lançada pela Editora UFC desde sua reinauguração, em dezembro de 2023. A primeira foi a coleção Flecha, lançada no fim do ano passado, marcando os 70 anos da UFC.

Edital

O outro lançamento da programação é o do edital Fortaleza Amada, que vai orientar a seleção de crônicas inéditas para a próxima publicação da coleção Fortaleza 300 Anos. A ideia é convocar o público a contribuir com textos que expressem seu amor pela cidade, fortalecendo o elo entre ela e seus moradores.

A meta é selecionar 300 crônicas, e a previsão de publicação é para 13 de abril de 2026, no dia do aniversário da cidade. “A participação é aberta a todos os públicos. A crônica deverá expressar um tipo de amor por Fortaleza e os seus múltiplos espaços urbanos e afetivos”, reforça Francisco Cavalcante Júnior. O material será recebido entre os dias 1º e 30 de abril próximo. Outros detalhes da seleção constarão no edital.

Ainda dentro da proposta da coleção Fortaleza 300 Anos, a Editora UFC adquiriu os direitos de publicação da segunda edição do Dicionário amoroso de Fortaleza, de Tércia Montenegro, e publicará uma versão ampliada do livro com crônicas inéditas da autora.

Conheça os autores da antologia: Claudia Regina Albuquerque e Souza, Eduardo Fontes, Jose Luís Lira, Linhares Filho, Luciano Maia, Vera Lúcia Moraes, Adauto Gondim, Airton Monte, Aluízio Medeiros, Artur Eduardo Benevides, Blanchard Girão, Caio Porfírio Carneiro, Eduardo Campos, Antônio Filgueiras Lima, Francisco Carvalho, Herman de Castro Lima, Jáder de Carvalho, Jorge Tufic, Lauro Ruiz de Andrade, Lustosa da Costa, José Martins D’Alvarez, Milton de Vasconcelos Dias, Moreira Campos, Mozart Soriano Aderaldo, Otacilio Ferreira de Azevedo, Raimundo Girão e Tulio Monteiro.

SERVIÇO

*Reitoria da UFc – Avenida da Universidade, 2853, Benfica

*Aberto ao público.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais