A Universidade Federal do Ceará, por meio do Parque Tecnológic (Partec-UFC) acaba de lançar dois editais de seleção para apoio a empreendimentos inovadores, nas modalidades pré-incubação e incubação. Podem participar tanto empreendedores da comunidade interna da UFC (estudantes, pesquisadores, servidores docentes e técnico-administrativos), dos campi da capital e do interior, quanto da comunidade externa.
Segundo a assessoria de imprensa e marketing da Instituição, os editais integram o Programa de Desenvolvimento de Startups do Partec-UFC. As inscrições devem ser realizadas até as 23h59 do dia 8 de setembro, por meio de formulários eletrônicos disponíveis no site do Parque Tecnológico.
As modalidades de pré-incubação e incubação referem-se a diferentes fases de apoio a empreendedores e empresas inovadoras. Na pré-incubação, o objetivo é apoiar ideias de negócio ainda em estágio inicial (pré-operacional). Já na incubação, a meta é oferecer suporte ao crescimento e à consolidação de empresas já formalizadas.
Os projetos serão preferencialmente selecionados conforme as áreas estratégicas do Partec-UFC, que são:
Área 1: Alimentos; Agropecuária; Indústria agroalimentar; Biotecnologia; Biomas e bioeconomia;
Área 2: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
Área 3: Saúde; Biotecnologia;
Área 4: Água; Segurança hídrica;
Área 5: Energias renováveis.
O Edital Partec-UFC nº 02/2025 oferece 17 vagas para pré-incubação de projetos de negócios residentes (que utilizam efetivamente os espaços oferecidos pelo Partec, na forma de coworking) e 10 vagas para projetos não residentes (que podem utilizar, eventualmente, as instalações compartilhadas do Partec).
Durante a pré-incubação, os empreendedores selecionados receberão capacitação, mentorias e suporte técnico para aprimorar seus modelos de negócio, desenvolver protótipos, validar ideias e acessar espaços colaborativos da UFC.
O programa também realiza avaliação sistemática do grau de maturidade tecnológica e empresarial das iniciativas. Além disso, facilita conexões com pesquisadores, identifica oportunidades de fomento e investimento e promove networking com agentes do ecossistema de inovação.
Caso o projeto seja aprovado e participe integralmente do Programa de Desenvolvimento de Startups na modalidade de pré-incubação, poderá usufruir de fast track para a incubação no Parque, em edital posterior, caso haja interesse.
*Para mais informações sobre critérios, distribuição de vagas e outros detalhes, acesse o Edital nº 02/2025 – Pré-incubação.
Já o Edital Partec-UFC nº 01/2025 oferece 17 vagas para incubação de projetos residentes (que utilizam efetivamente os espaços do Partec, como salas individuais e ambientes compartilhados) e 10 vagas para projetos não residentes (que podem, eventualmente, utilizar as instalações do Parque).
Durante o processo de incubação, os empreendedores recebem suporte estratégico para a consolidação de seus negócios. São ofertadas capacitações, mentorias e consultorias especializadas voltadas ao aprimoramento de modelos de negócio, pitches e planos empresariais. Um dos diferenciais do programa é o apoio à estruturação da propriedade intelectual e o acompanhamento contínuo da maturidade tecnológica e empresarial da startup.
Além disso, o programa auxilia na busca e contratação de pessoal qualificado, na identificação de oportunidades de mercado e de participação em editais e programas de fomento à inovação.
Os negócios incubados recebem o selo de empresa apoiada pelo Partec-UFC, participam de eventos e feiras do setor e são inseridos em redes de relacionamento com atores do ecossistema empreendedor em nível local, nacional e internacional.
*Para mais informações, acesse o Edital Partec-UFC nº 01/2025 – Incubação.