A Editora UFC vai lançar, às 17h30 desta quinta-feira, no auditório da reitoria da instituição, a reedição do livro “Aldeota”, de Jáder de Carvalho.
“Aldeota é um clássico da literatura cearense que, por muitos anos, ficou inacessível ao leitor. A editora o devolve ao público, proporcionando um reencontro com essa história que retrata diversos cenários e dinâmicas sociais do Estado e da cidade”, ressalta a vice-diretora da Editora UFC, Juliana Diniz.
“Jáder de Carvalho foi um intelectual importantíssimo na história cearense do século XX. Além de jornalista militante, ativista de esquerda, publicou clássicos em prosa e verso, como Terra Bárbara, Aldeota e Sua Majestade, o juiz”, destaca Juliana.
Na ocasião de lançamento da publicação, haverá uma roda de conversa formada por Sarah Diva, professora de literatura da Universidade Estadual do Ceará, e Batista de Lima, professor de literatura da Universidade de Fortaleza e imortal da Academia Cearense de Letras. A mediação será feita pela escritora, professora e vice-diretora da Editora UFC, Juliana Diniz.
O Autor
Jáder de Carvalho foi um jornalista, advogado, professor e escritor brasileiro. Ele nasceu em Quixadá, em 1901, e morreu em Fortaleza, em 1985, aos 83 anos. Na fronteira entre ficção e jornalismo, ele ficou conhecido pela narrativa ousada e crítica social. Aldeota é um romance escrito originalmente em 1963, agora publicado pela Editora UFC em sua terceira edição. O livro havia se tornado raridade nos sites de venda de livros.
SERVIÇO
*O livro custa R$ 85
*Reitoria da UFC – Avenida da Universidade, 2853, Benfica, Fortaleza
*Contatos – +55 (85) 3366.7330 / 3366.7331