A Universidade Federal do Ceará acaba de publicar o edital de concorrência para a elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia, bem como para a execução do novo prédio que abrigará o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O prédio funcionará onde atualmente está localizada a estrutura do Acquario Ceará, cujos terreno e estrutura foram doados, respectivamente, pela União e pelo Governo do Estado.
Segundo a assessoria de imprensa e marketing da UFC, no LABOMAR, devem funcionar salas de aula, gabinetes de professores, laboratórios de ensino e de pesquisa, além de biblioteca e Restaurante Universitário. Já o CTCN será um novo equipamento que terá como objetivo promover exibições permanentes e periódicas, virtuais e interativas, sobre os ecossistemas do Ceará.
Os espaços do CTCN apresentarão visualizações de ecossistemas marinhos atuais, simulações de ecossistemas extintos, exposições de fósseis do acervo da UFC, descobertas arqueológicas e apresentações sobre astronomia, entre outras exibições. No edital, estão previstas salas imersivas e de exposição, bem como auditório.
A abertura da licitação ocorrerá em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, no dia 19/12. O valor do edital é de R$ 144,4 milhões e sua íntegra pode ser acessada aqui (https://proplad.ufc.br/pt/licitacoes/aviso-de-licitacoes/avisos-de-licitacoes-2024/concorrencias/). A previsão é de que o contrato seja assinado em janeiro, com a entrega do equipamento prevista para meados de 2027.
Além do prédio do LABOMAR/CTCN, o Campus Iracema contará ainda com mais dois imóveis. Em um deles, onde atualmente funciona o Centro de Encomendas e Entregas dos Correios, será construído o novo prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), unidade que reúne atualmente onze cursos de graduação e seis de pós-graduação. O segundo será um espaço acadêmico dedicado à cultura, às artes e a eventos.
Fonte: Renato Guerreiro, superintendente da UFC Infra – e-mail: renato.guerreiro@ufcinfra.ufc.br