Categorias: Concurso

UFC realiza concurso para professor efetivo com inscrições em janeiro

Fachada da Reitoria da UFC. Foto: Arquivo

Com remuneração inicial para o cargo é de R$ 13,2 mil para candidatos com doutorado e de R$ 9,2 mil para candidatos com mestrado, a Universidade Federal do Ceará (UFC) abrirá 26 vagas para professor efetivo, com inscrições de 12 a 23 de janeiro. São 16 vagas para ampla concorrência, seis para pessoas negras, uma para pessoas indígenas, uma para pessoas quilombolas e duas para pessoas com deficiência.

As vagas abrangem diversas áreas de conhecimento nos campi de Fortaleza, Crateús, Itapajé, Russas e Sobral, com setores de estudo como Biologia, Computação, Matemática, Química, Engenharia, Ciências Sociais, Educação, Saúde Coletiva, Artes e Sociologia.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado até 26 de janeiro de 2026, por boleto gerado no próprio sistema. Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar isenção da taxa, até a quarta-feira (31).

Etapas

O certame será realizado pela Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e contará com quatro etapas sucessivas, todas de caráter eliminatório, exceto a avaliação de títulos:

– Prova escrita dissertativa;
– Prova didática;
– Prova prática ou prático-oral e/ou defesa de projeto de pesquisa (quando aplicável);
– Avaliação de títulos (classificatória).

A prova escrita será realizada no dia 15 de março de 2026, em Fortaleza. As demais etapas seguirão cronograma detalhado no edital, com realização entre março e maio de 2026. Todas as fases do concurso, incluindo procedimentos de verificação de cotas e atendimento especial, ocorrerão em Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais