Categorias: Religião

Última ação de Papa Francisco ao Ceará foi a veneração de Padre Ibiapina

Padre Ibiapina está sepultado na Paraíba. Foto: Reprodução/Paróquia de Arara-PB

A última ação de Para Francisco, voltada ao Ceará, ocorreu dia 31 último, quando o sacerdote cearense José Antônio Maria Ibiapina, o Padre Ibiapina, se tornou Venerável. É o segundo estágio até um longo processo de canonização, quando acontece a santificação.

O sobralense Ibiapina lutou em defesa dos mais pobres e escravos, na condição de professor, advogado, delegado em Quixeramobim, parlamentar e juiz.

Sem conseguir superar o sistema (morreu cinco anos antes da Lei Áurea), retornou ao seminário para se dedicar ao nordestino mais sofrido na Paraíba e no Rio Grande do Norte, quando ficou conhecido como “o peregrino da caridade”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais