A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) e órgãos aliados atuarão, no último clássico-rei, marcado para esta quinta-feira, com 892 homens e mulheres dentro e fora da Arena Castelão, em Fortaleza.
Esse contingente é o que consta no Plano Operacional de Segurança para o jogo e que foi apresentado durante reunião realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O plano operacional ainda destaca a participação de representantes do Juizado da Criança e do Adolescente, fortalecendo o cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e assegurando o acompanhamento adequado em casos que envolvam vulnerabilidade ou risco social.
Efetivo escalado
Considerando as forças da SSPDS, a partida contará com o efetivo de 618 policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Além disso, 56 policiais civis da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); 25 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), cinco agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS) e cinco agentes da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/ SSPDS) reforçam a segurança.
Além desses profissionais das Forças de Segurança, o Clássico-Rei contará também com 32 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 15 profissionais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 12 profissionais da Secretaria Executiva Regional 8 (SER VIII); e 20 profissionais do Juizado.