Com o título “Uma mistura explosiva para o Mundo”, eis artigo de Felipe Araújo, advogado e jornalista. Ele alerta sobre a ascensão Trump, com cara, jeito e gestos nazistas.
Confira:
Boa parte do campo democrático/progressista fazendo piada com Eduardo Bolsonaro e com Michelle Bolsonaro porque os dois ficaram de fora da cerimônia no Capitólio. Isso é irrelevante, é o típico riso de nervoso.
Nessa segunda-feira, Steve Bannon, cicerone de Eduardo num convescote de fascistas e principal estrategista de Trump, e Elon Musk, ídolo do bolsonarismo e da extrema-direita brasileira, fizeram abertamente, e mais de uma vez, a saudação nazista, inclusive cumprimentando o partido neonazi-alemão.
É pra isso que temos que atentar, é disso que temos de falar com a população. Mostrar que os “líderes” da direita mundial são abertamente NAZISTAS. Mostrar que o bolsonarismo é a derivação, em terras brasileiras, dessa agenda de ódio e horror.
E, não, não está claro para a maior parte da população o que Hitler representou para a humanidade.
Assim como não está claro para essas pessoas o tamanho da tragédia civilizatória que virá, a partir desse encontro entre as ideias nazistas, os interesses espúrios do mercado financeiro, o feudalismo digital das plataformas e o fundamentalismo neopentecostal.
Não dá pra rir nem de nervoso…
*Felipe Araújo
Advogado ejornalista.