Com o título “Uma nova candidatura, o mesmo compromisso com a Defensoria”, eis artigo de Elizabeth Chagas, defensora pública do Ceará, que está na disputa pelo cargo de defensora-pública geral do Estado do Ceará. “O futuro da Defensoria será construído com diálogo, união e compromisso coletivo. É por isso que voltamos a nos candidatar. Porque acreditamos que é possível fortalecer a Instituição com coragem, experiência, amadurecimento, técnica, compromisso social e amor à instituição”, expõe a candidata.
Confira:
A nossa candidatura à Defensoria Pública Geral do Ceará nasce do desejo de fortalecer a Instituição com responsabilidade, sensibilidade institucional, amor e diálogo permanente com quem faz parte dela e com a sociedade. Já estivemos à frente da Defensoria em dois mandatos anteriores e agora nos colocamos novamente à disposição, movidas pelo compromisso de consolidar uma Defensoria cada vez mais presente, valorizada, forte e conectada às necessidades reais da população e das defensoras e dos defensores.
Nos últimos mandatos, avançamos em áreas fundamentais, como equilíbrio orçamentário, expansão para o interior, fortalecimento da estrutura de atendimento e criação de políticas mais próximas da realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. Esses resultados foram fruto do trabalho coletivo de defensoras, defensores, colaboradoras e colaboradores que acreditam no papel da Defensoria como instrumento de justiça e cidadania.
Agora, nosso olhar está voltado para o futuro. Queremos maior valorização da carreira. Precisamos investir mais em defensoras e defensores, em suas condições de trabalho e também nas equipes de apoio, que são parte indispensável desta construção. Uma Defensoria valorizada internamente é capaz de atender melhor à sociedade.
É nosso compromisso ampliar a presença da Defensoria em todas as regiões do Ceará, trabalhar para que efetivamente a Defensoria participe da solução de questões sociais importantes para o desenvolvimento do Estado.
Além disso, a nossa proposta de gestão se apoia em projetos sociais que ampliam o alcance da Defensoria, como Meu Registro, Minha Cidadania, Mulher Sem Culpa, Indígenas Já e Defensoria na Justiça Ambiental. São iniciativas que corroboram com o compromisso da Instituição em atuar não apenas na solução jurídica, mas também na transformação da realidade de comunidades inteiras.
Também acreditamos que a tecnologia deve ser aliada da inclusão e da saúde mental. Nosso objetivo é modernizar ferramentas, criar canais digitais mais acessíveis e integrar soluções que facilitem o contato do cidadão com a Defensoria, sem perder o acolhimento humano, que é a essência do nosso trabalho. bem como cuidar da saúde mental
O futuro da Defensoria será construído com diálogo, união e compromisso coletivo. É por isso que voltamos a nos candidatar. Porque acreditamos que é possível fortalecer a Instituição com coragem, experiência, amadurecimento, técnica, compromisso social e amor à instituição.
Queremos uma Defensoria do povo, pelo povo e com o povo!
*Elizabeth Chagas
Defensora Pública do Ceará.