“Umbanda para Crianças” é o livro que Pai Bernardo D’Oxóssi acaba de lançar, no estande do Comitê Gestor das Expressões Afro-Brasileiras, montado na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que se estenderá até domingo, no Centro de Eventos.
A publicação celebra a ancestralidade e os orixás como mestres da vida, com abordagem lúdica, inclusiva e educativa. É voltada para o público infantil e às famílias que desejam cultivar a espiritualidade com afeto e representatividade.
Em cada página, os orixás são apresentados como grandes professores da vida, compartilhando ensinamentos sobre amor, amizade, respeito, coragem e cuidado com a natureza.
Histórias
Neste primeiro volume da coleção, o livro apresenta as histórias de Iemanjá, Oxalá, Oxóssi, Exu, Xangô, Ogum, Iansã, Nanã, Oxum, Ibeji, Omulu e Orunmilá, em uma narrativa sensível e acessível, que valoriza o protagonismo das religiões de matriz africana desde a infância.
“Umbanda para Crianças” é mais do que um livro. Mais do que apresentar os orixás de forma lúdica, cumpre uma missão fundamental: mostrar que, nas religiões de matriz africana, também se ensina amor, respeito, amizade, coragem e cuidado com o próximo e com a natureza. Isso é urgente, porque lá fora – na escola, na rua, até na TV – nossas crianças muitas vezes escutam absurdos ditos por quem não conhece, ou pior, por quem repete preconceitos.”, destaca Bernardo.
Sobre o autor
Bernardo D’Oxóssi é sacerdote de Umbanda, Tata Quimbanda, Juremeiro e dirigente da Casa de Cura Pai Joaquim (CCPJ), centro cultural em Fortaleza dedicado às tradições afro-brasileiras. Escritor e pesquisador, é certificado em Escrituras Sagradas pela Universidade de Harvard, e autor de best-sellers como “Prazer, Umbanda!”. Também é criador e apresentador do programa Reconecte (TVC/TV Cultura), voltado à espiritualidade laica e plural.
Com uma trajetória marcada pela promoção da diversidade religiosa e pelo combate à intolerância, Bernardo idealizou o projeto “Umbanda para Crianças” inspirado na vivência com seu próprio filho, diante da ausência de conteúdos voltados à infância dentro das religiões de matriz africana. O livro é um convite à inclusão, ao respeito e ao fortalecimento da identidade desde a infância.
SERVIÇO
*Para adqauirir o livro – Editora Uiclap (https://loja.uiclap.com/titulo/ua57839/).