Categorias: Educação

Unifor é a melhor universidade privada do N/NE em sustentabilidade social e ambiental

Randal Pompeu é o reitor da Unifor. Foto: Divulgação

A Universidade de Fortaleza é a melhor instituição privada do Norte e Nordeste em sustentabilidade social e ambiental, segundo o ranking QS World University Rankings Sustainability 2024. Considerando as universidades públicas e privadas dessas duas regiões, a Unifor ficou em 5º lugar. No Brasil, figura na 18ª colocação no ranking. O ranking é elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS), especializada na análise de universidades.

Por meio de metodologia composta por indicadores projetados para medir a capacidade de uma instituição de ensino de lidar com os maiores desafios ambientais, sociais e de governança (ESG) do mundo, o QS Sustainability Rankings 2024 avaliou quase 1.400 universidades de todo o mundo – mais que o dobro do número da edição do ano passado – em 95 países. No Brasil, 34 instituições de ensino superior foram avaliadas.

Em relação ao Impacto Ambiental, responsável por 45% da nota, as universidades são avaliadas segundo três indicadores: Sustentabilidade Ambiental, Educação Ambiental e Pesquisa Ambiental. Já o quesito Impacto Social (45%) agrega cinco indicadores: Igualdade, Troca de Conhecimento, Impacto da Educação, Empregabilidade e Resultados, e Saúde e Bem-Estar. Nesta edição do ranking, foi incluído também a categoria Governança (10%), fundamentada em indicadores relacionados à boa governança, como ética, práticas de contratação, transparência e tomada de decisões.

Para o professor Randal Pompeu, reitor da Unifor, o desempenho é reflexo do constante investimento da Unifor em ações de ESG, realizadas, majoritariamente, pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex). O setor é responsável por promover ações de responsabilidade social e ambiental, bem como iniciativas de incentivo à arte e à cultura.

“É com muita alegria que recebemos mais esse reconhecimento! Afinal, contribuir para a melhor qualidade de vida dos cearenses e para o desenvolvimento do nosso estado era o grande sonho do nosso fundador, o industrial Edson Queiroz. Por esta razão, abraçamos esse compromisso e, a cada ano, buscamos ampliar nossas ações nas áreas de sustentabilidade social e ambiental”, reforça o reitor.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais