Unifor promove ações culturais para comemorar os 500 anos de nascimento de Camões

Professor Nilson Ferreira preside a Confraria Camões. Foto: Divulgação

A Universidade de Fortaleza vai promover às 9h30 desta terça-feira, no Núcleo Diálogos, localizado no Espaço Cultural Unifor, uma palestra em celebração aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, o mais importante escritor da Língua Portuguesa. O encontro, intitulado “Camões e a Diáspora da Literatura Lusófona”, contará com a presença do professor, escritor e camonista Nílson Ferreira, presidente da Confraria Camões e membro de várias academias culturais e linguísticas. A mediação será feita pela professora Aíla Maria Leite, docente da Unifor.

Além da palestra de Nílson Ferreira, que trará uma abordagem sobre a diáspora da literatura lusófona e a relevância de Camões ao longo dos séculos, haverá também outras atividades culturais. Entre elas, a apresentação do Coral da Unifor, uma leitura dramática de poemas feita pelos atores do Grupo Mirante de Teatro Unifor, e exposição de acervo especial dedicado à obra de Camões.

Haberá ainda o lançamento da 2ª edição da antologia “Cancioneiro para Camões”, organizada por Nílson Ferreira e publicada pela Confraria Camões e Aboio Edições. A antologia reúne uma série de textos dedicados à obra do poeta e promete ser uma contribuição valiosa para os estudos camonianos.

Luís de Camões

Luís Vaz de Camões, poeta português nascido em 1524, é considerado um dos maiores nomes da literatura mundial. Sua obra mais famosa, “Os Lusíadas”, é um épico que celebra as conquistas marítimas de Portugal e é vista como marco fundamental na literatura lusófona, sendo reconhecida por sua profundidade narrativa e beleza poética. Além de “Os Lusíadas”, Camões também escreveu sonetos, éclogas e canções, contribuindo imensamente para o desenvolvimento da poesia clássica em língua portuguesa. Sua influência transcende o mundo lusófono, alcançando a literatura universal.

SERVIÇO

*Núcleo Diálogos – Espaço Cultural Unifor – Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz

*Evento gratuito e aberto ao público.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais