Unifor recebe João Cândido Portinari para conversa sobre painéis “Guerra” e “Paz”

João Cândido Portinari é filho de Cândido Portinari. Foto: Divulgação

A Universidade de Fortaleza vai receber, no próximo dioa 8, João Candido Portinari, filho de Candido Portinari. Ele participará de um bate-papo sobre os painéis Guerra e Paz, produzidos pelo pintor brasileiro, bem como sobre a vida e obra do artista.

João Candido dividirá com o público detalhes sobre a vida do renomado pintor brasileiro e sua produção artística. O encontro, que ocorrerá às 9h30, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor, é gratuito e aberto ao público.

Promovida pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), por meio da Divisão de Arte e Cultura, a iniciativa é inspirada no projeto “Centelhas em Diálogo”, idealizado com o objetivo de enriquecer a experiência cultural e educativa dos participantes. Realizado entre abril e junho, o projeto reuniu quinzenalmente, às quintas-feiras, curadores e pesquisadores em artes visuais no Espaço Cultural Unifor para apresentar e discutir a vida e obra de artistas da exposição “Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso”, permitindo que as obras fossem apreciadas e compreendidas em maior profundidade.

Painéis Guerra e Paz

Candido Portinari assumiu em 1952 a missão de representar seu país criando uma obra de arte para a nova sede da ONU, em Nova Iorque. Portinari tomou o homem como matéria-prima de sua obra, pintando sua dualidade em existência: a guerra e a paz. Os painéis, que possuem 14 x 10 metros de dimensão, foram inaugurados em 1957. O painel da Guerra recepciona quem chega à Assembleia Geral da ONU, enquanto o painel da Paz é a última visão dos que de lá saem, representando o percurso esperado para as tratativas naquele espaço.

Os icônicos painéis são a inspiração do espetáculo “Guerra e Paz”, peça comemorativa dos 40 anos do Grupo Mirante de Teatro Unifor, que estreia no próximo dia 9 de agosto, em sessão especial para convidados, com a presença de João Candido Portinari. As apresentações para o público acontecerão nos sábados e domingos de agosto e no dia 1º de setembro, iniciando no dia 10 de agosto. Aos sábados, as apresentações ocorrem às 20h, e, aos domingos, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla.

João Candido Portinari

O convidado especial é João Candido Portinari, professor e escritor. Filho único do renomado pintor brasileiro Candido Portinari, foi premiado com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria “Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes”, em 2005. Ele é o fundador e diretor-geral do Projeto Portinari, criado em 1979, que se dedica ao resgate sistemático e abrangente da vida e produção artística de Candido Portinari, bem como do contexto histórico em que ele viveu. O projeto busca integrar a obra do artista em um propósito mais amplo: a busca pela identidade cultural e a preservação da memória nacional, contribuindo também para uma ação sociocultural abrangente.

A relação entre a Unifor e João Candido Portinari é de longa data. Em 2013, a Unifor apresentou a exposição “Guerra e Paz, de Portinari”, com 50 estudos originais preparatórios para os painéis Guerra e Paz acompanhados de documentos históricos como cartas, recortes de jornais e fotografias contando a criação das obras monumentais doadas pelo governo brasileiro à sede das Nações Unidas em Nova York em 1956. Em 2019, em comemoração aos 40 anos do Projeto Portinari, a universidade promoveu o lançamento do livro “Poemas de Portinari”, reeditado pelo Projeto, com palestra de João Candido. Na ocasião, ele participou ainda de uma vivência artística com os alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. No ano seguinte, foi um dos convidados do projeto “Lives do Conhecimento”, que promoveu encontros virtuais com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais.

SERVIÇO

*Espaço Cultural Unifor – Núcleo Diálogos – Avenida Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.

*Para mais informações e como adquirir ingresso para o espetáculo clique aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais