Categorias: Educação

USP São Carlos inscreve para mestrado e doutorado em Computação e Matemática Computacional

Fachada da USP. Foto: Arquivo

A USP, em São Carlos, por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), está recebendo inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC). Estão disponíveis 83 vagas para mestrado, 63 para doutorado e 33 para doutorado direto.

O prazo para se inscrever em qualquer uma das três modalidades, segundo a assessoria de imprensa da Instituição, vai se encerrar em 2 de dezembro para o primeiro fluxo. Os processos de doutorado e doutorado direto terão um segundo fluxo, que será realizado de 6 de fevereiro a 10 de março de 2026.

Os formulários e os editais completos, com todos os cronogramas, estão disponíveis na página do Programa: icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso, bastando clicar no item “alunos regulares”.

Para o doutorado, é exigido título de mestre em ciências de computação, engenharia de computação, matemática, estatística ou áreas correlatas. Já para o mestrado e o doutorado direto, basta possuir diploma de graduação em uma dessas áreas.

Processo seletivo

A seleção para o mestrado será realizada em etapa única, com avaliação baseada em formação acadêmica (peso 60%) e análise do Currículo Lattes (peso 40%). A análise da formação acadêmica considera desempenho no histórico (média, reprovações e disciplinas relevantes). Os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) poderão receber bônus de até 1 ponto, limitado ao teto de 10 pontos. São aceitas provas realizadas nos últimos três anos. Para ser classificado, o candidato deve alcançar pelo menos 70% na média ponderada.

No caso do doutorado, a seleção também ocorre em etapa única. A avaliação é composta por formação acadêmica (histórico da graduação e da pós-graduação), com peso de 40%; análise do Currículo Lattes (atividades relacionadas à linha escolhida), também com peso de 40%; e projeto de pesquisa de autoria do candidato, com peso de 20%. Os candidatos serão classificados por nota decrescente dentro da linha de pesquisa selecionada. Em caso de empate, serão considerados, nesta ordem: maior nota da formação acadêmica, maior nota do currículo e maior idade.

Já no doutorado direto, na única fase do processo, a formação acadêmica tem peso 45%, a análise de Currículo Lattes tem peso 35% e, por fim, o projeto de pesquisa de autoria do candidato tem peso 20%.

Nota máxima

O PPG-CCMC é reconhecido com conceito máximo (7) pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destacando-se pela formação de mestres e doutores com atuação no Brasil e no exterior. Oferece acesso a bolsas das principais agências de fomento à pesquisa do país (CAPES, CNPq e FAPESP), além de contar com forte integração com a indústria e projetos de alcance internacional. Oferecido no campus da USP São Carlos, o programa proporciona qualidade de vida e um ambiente acadêmico dinâmico, com ampla estrutura da USP à disposição.

SERVIÇO

*Inscrições: até 2 de dezembro pelo link aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais