Categorias: Artigo

“UVA, URCA e Uece” – Por Gonzaga Mota

Gonzaga Mota é economista e ex-governador do Ceará. Foto: Reprodução

Com o título “UVA, URCA E Uece”, eis artigo de Gonzaga Mota, economista, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará e ex-governador do Ceará. GM conta como surgiram as três universidades estaduais.

Confira:

É sempre saudável, nesta época de tanto fisiologismo, relembrar para alguns e mostrar para outros a atitude digna de um homem símbolo dos cearenses. Trata-se do “reitor dos reitores”, o engenheiro de várias universidades, professor Antônio Martins Filho.

Quando assumi o Governo do Estado do Ceará (1983), formando com cautela a equipe de auxiliares, recebi a visita do eminente mestre.

Com respeito e honrado, perguntei-lhe: em que posso ser útil ao senhor?

De forma objetiva e afável respondeu-me: gostaria de “ser seu secretário sem pasta e sem vencimentos”.

Tomei um susto, fui dominado por uma nervosa alegria, e falei que ele merecia era ocupar a cadeira de governador.

No entanto, ressaltou que haveria reciprocidade, pois eu teria de apoiá-lo na concretização de três objetivos: dar condições ao padre Sodoc de Araújo para que a UVA fosse estadualizada, vez que seria extinta, pela legislação federal, por ser uma autarquia municipal; criar a URCA e melhorar as condições de funcionamento da Uece.

Fiquei emocionado, levantei-me, contornei a mesa de reunião e lhe dei um abraço de agradecimento.

Não tive dúvidas, concordei com as três propostas: o senhor terá todas as condições necessárias.

Apesar da idade, sem nenhuma vantagem financeira ou de qualquer outra natureza, não mediu esforços, alcançando o que pretendia.

Ah, se tivéssemos outros Martins Filho, não só no Ceará, mas no Brasil…

Como é bom recordar as boas obras!

Hoje (2025), após mais de quarenta anos, temos a alegria e a satisfação de afirmar que as três universidades formaram milhares e milhares de jovens, na capital Fortaleza e no Interior do nosso querido Ceará.

Muito obrigado reitor Antônio Martins Filho.

Missão cumprida com sucesso.

Vencemos.

*Gonzaga Mota

Economista, professor aposentado da UFC e ex-governador do Ceará.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (2)

  • Sou testemunha do histórico episódio em boa hora relembrado pelo ex-governador Gonzaga Mota. O mestre de todos nós, Antônio Martins Filho (o Reitor dos Reitores), deu a ideia, acompanhou sua execução e colheu os frutos, mercê do apoio do governo cearense ma implementação da grande obra na área da educação.

  • Também acompanhei os acontecimentos pois comecei na UECE em 1981.
    Tão grande quanto Martins Filho foi o próprio Gonzaga Mota que não mediu esforços para melhorar nossas Universidades.
    Todos pensavam que seria formada uma única Universidade, mas foram mantidas todas as 3.
    E os servidores técnico-administrativos também foram remunerados com decreto de PISO SALARIAL, no mesmo Diário Oficial, semelhante ao dos professores mas infelizmente não implantado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais