Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

V Festival de Teatro de Fortaleza anuncia sua programação

"Um homem chamado José". Foto: André Gréjio

O V Festival de Teatro de Fortaleza, que vai acontecer de 10 a 21 de junho, contará com mais de 50 apresentações artísticas em 18 espaços da capital. A solenidade de abertura oficial ocorrerá no dia 16 próximo, às 18 horas, no Teatro São José, com apresentação de espetáculos e homenagem a artistas que são referências das artes cênicas do Ceará: Ana Marlene, Silvia Moura e Ricardo Guilherme.

O XV FTF é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo. Toda a programação tem acesso gratuito.

O FTF levará programação a 18 espaços de Fortaleza, contemplando diversos bairros da cidade. São eles: Teatro São José, Centro Cultural Belchior, cinco unidades da Rede Cuca, Vila das Artes, Parque Rachel de Queiroz e nove escolas municipais.

Ações formativas

O festival inicia esta edição levando as artes cênicas para dentro de nove escolas municipais através da Mostra Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas. Dedicada a formação de plateia, ela será realizada de 10 a 14 de junho, para estudantes de 6 a 12 anos de idade. As escolas que receberão as apresentações são: EMEIEF Vicente Fialho, EMEIF Sebastião de Abreu, EM Adroaldo Teixeira Castelo, EMEIEF Prof. Francisco Maurício de Mattos Dourado, EM Infante Rosalina Rodrigues, EMEIF Herondina Lima Cavalcante, EMEIF Ismael Pordeus, EM Prof. Terezinha Ferreira Parente e EMEIF Godofredo de Castro Filho. “A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher”, da Palhaça Surda Mara, e “Histórias de realezas negras”, do Grupo Lia Braga, estão entre os espetáculos que serão apresentados.

As cinco unidades da Rede Cuca (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici) também vão receber a programação do festival por meio da Mostra Fortaleza em Cena, que é voltada para apresentações de grupos com trajetória profissional de mais de cinco anos na cena cênica fortalezense. Dentre as apresentações, estão os espetáculos “Encantarias”, de Edvaldo Batista, “Maquinista”, do Grupo Pavilhão da Magnólia, e “Nem Plauto, nem Shakespeare – uma comédia genuína”, do Grupo Bora de Teatro.

O Teatro São José será o equipamento cultural que mais receberá a programação desta edição do Festival de Teatro de Fortaleza. Além de ser palco da Mostra Fortaleza em Cena, o espaço vai sediar a abertura oficial e o encerramento do evento, que contará com performances, estreia de espetáculos convidados, feira criativa e shows musicais, além da programação da Mostra Interbairros Novos Olhares, que é dedicada à apresentação de trabalhos novos e experimentais de artistas e grupos iniciantes. “Apareceu a Margarida” de Ricardo Guilherme, “Matéria Suspensa” do grupo No barraco da Constância tem!, “Lázaro”, de Rhamon Matarazzo, e “Qualquer dia”, do Coletivo Medusa, estão entre os espetáculos que serão apresentados no local.

O festival também levará a Mostra Interbairros Novos Olhares ao Parque Rachel de Queiroz, à Vila das Artes e ao Centro Cultural Belchior. Neste, também haverá seminário, lançamento de livros com sessão de autógrafos e o show “Canta Teatro”, apresentado por atores e atrizes que cantam.

SERVIÇO

*A programação completa do XV Festival de Teatro de Fortaleza pode ser acessada no perfil do evento no Instagram @festivaldeteatrofortaleza.

SERVIÇO

XV Festival de Teatro de Fortaleza – De 10 a 21 de junho de 2024, em escolas municipais, cinco unidades da Rede Cuca, Teatro São José, Centro Cultural Belchior, Vila das Artes e Parque Rachel de Queiroz. Informações: @festivaldeteatrofortaleza

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sou eu” – Chrystian

“Sou eu” – Chrystian

https://www.youtube.com/watch?v=U9dqeSOrJTc Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor goiano José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, que nos deixou aos 67 anos.

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Este ano prometia não ser igual ao que passou, após o Vozão ter visitado o G4 por toda uma rodada. Mas eis o Ceará de volta à metade da tabela,

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Com quase um terço de temporada, o Ceará precisa vencer o Sport, na noite desta quinta-feira (20), a partir das 21h30min, no Castelão, para não se afastar do G4 da

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) para manter a constitucionalidade da Lei de Drogas, norma que definiu penas alternativas a usuários de drogas.

“Tiros numa quinta-feira”

“Tiros numa quinta-feira”

"O presidente chegou, a assembleia incendiou, o dólar subiu, o cantor sertanejo faleceu, destaques sim mas, a chacina de 7 jovens não choca", aponta o jornalista Paulo Nóbrega. Confira: ​Causa