O papa Francisco lembrou neste domingo (17) o Dia Mundial dos Pobres, ao promover um almoço com 1,3 mil pobres italianos diante do tema “A oração do pobre eleva-se até Deus”.
Francisco agradeceu àqueles que, nas dioceses e paróquias, promoveram iniciativas de solidariedade com os mais necessitados e pediu esforços para prevenir acidentes no Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito.
“Neste dia, lembremos também de todas as vítimas de trânsito: rezemos por elas e pelos familiares, e nos comprometamos a prevenir os acidentes. E faço uma pergunta, cada um pode fazer essa pergunta a si mesmo: eu me privo de alguma coisa para dar aos pobres? E quando dou esmola, toco a mão do pobre e olho em seus olhos? Irmãos e irmãs, não nos esqueçamos de que os pobres não podem esperar”!
Após a celebração eucarística do VIII Dia Mundial dos Pobres, o habitual almoço com 1,3 mil pessoas, com a presença do papa Francisco, foi realizado na Sala Paulo VI. A iniciativa, este ano, é oferecida pela Cruz Vermelha Italiana: cerca de 340 voluntários serviram a refeição. diante de um cardápio com lasanha, legumes, bolo de carne recheado com espinafre e queijo, purê de batatas, frutas e sobremesa.
No final, cada pessoa recebeu uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos (Congregação da Missão), contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.
(Com o Vatican News)