Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Velório de Dimas Filgueiras será na Funerária Ethernus

Dimas Filgueiras, ídolo alviegro. Foto: Ceará S.C

O velório de Dimas Filgueiras (79), que morreu nesta manhã de sexta-feira, em Fortaleza, por consequência do Alzheimer, vai acontecer a partir da 12 horas, na Funerária Ethernus.

No mesmo local, às 20 horas, será celebrada a missa de corpo presente restrita, no entanto, aos familiares.

O time do Ceará divulgou, em suas redes sociais, nota de pesar em suas redes sociais. Decretou 10 dias de luto.

Quem era Dimas

Dimas Filgueiras Filho, mais conhecido como Dimas Filgueiras (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1944), é um treinador e ex-futebolista brasileiro, Dimas atuava de lateral-esquerdo e zagueiro. Dimas é ex-funcionário do Ceará Sporting Club onde trabalhou de 1972 até 2018, e já exerceu todos os cargos no clube, menos presidente.

Trajetória

Ele chegou ao Ceará no ano de 1971, vindo do Botafogo, para jogar com a camisa do Fortaleza Esporte Clube a pedido do técnico Castilho, mas logo no ano seguinte, no dia 02 de novembro de 1972 , Dimas assinou contrato com o maior rival do time tricolor, o Ceará Sporting Club, onde como jogador trabalhou até 1976, depois foi ser supervisor.

Dimas é conhecido como o Soldado Alvinegro e é o quebra-galho do Ceará nos momentos mais complicados, quando sempre assume o comando técnico do time.

Títulos

Entre as glórias de Dimas no Ceará como treinador estão o Cearense de 1996, a Copa do Brasil de 1994 e o Campeonato Brasileiro de 2010.

No Campeonato Estadual de 1996 o time tinha ganhou o 1º e o 2º turno, mas acabou perdendo a final do 3º turno para o Ferroviário, por ter perdido o 3º turno o presidente do Ceará na época disse que não o queria mais no comando do time para as finais, mas Dimas “se segurou” com a ajuda do conselheiro do clube Assis Furtado e disse que só entregaria o time campeão. Como houvera prometido, Dimas foi campeão com o time e no outro dia entregou o cargo de treinador.

Em 1994 o time do Ceará não vinha bem no campeonato regional e, de repente, o treinador que iria dirigir o time na 4ª feira contra o Palmeiras (SP) em jogo válido pela Copa do Brasil foi demitido na 2ª feira, então Dimas Filgueiras assumiu o comando da equipe interinamente para arrumar o time para o jogo, porém o Ceará acabou eliminando o Palmeiras da competição e Dimas foi efetivado. No comando de Dimas o Ceará foi vice-campeão da Copa, o que lhe garantiu pela primeira vez na história a classificação para uma competição internacional, a Copa Conmebol de 1995.

Soldado alvinegro

Em 2010 após a passagem de dois treinadores que não agradaram, o presidente do Ceará resolveu dar uma chance ao velho Soldado Alvinegro, que mostrou toda a sua competência e conseguiu classificar o time pela segunda vez na história a uma competição internacional, dessa vez a Copa Sul-Americana de 2011.

Em 2011 Dimas Filgueiras assume o comando técnico do Ceará pela 40ª vez na história, buscando tentar salvar o time alvinegro do rebaixamento para Série B de 2012.[1] Em 01 de fevereiro de 2012 completou a marca de 500 jogos dirigindo o Ceará, na vitória de 5 x 1 sobre a equipe do Tiradentes.

No dia 14 de março de 2013, Dimas foi novamente técnico do Ceará, após a demissão de Ricardinho.

Após o clássico-rei, o técnico Leandro Campos foi anunciado, e Dimas Filgueiras se tornou auxiliar-técnico. Leandro Campos foi demitido dia 4 de junho e Dimas voltou a ser o técnico.

*Ver no Instragram @blogdoeliomar

Veja Mais:

Morre Dimas Filgueiras, ex-treinador e ídolo do Ceará

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias