Vem aí o 13º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

Grupo Zepelin com espetáculo Borboletário está na programação. Foto: Divulgação

Teatro, música, oficinas, debates e cuidado com o meio ambiente farão parte do 13º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC). Entre os dias 11 e 29 de outubro, o festival passará por Fortaleza (11 a 13), Sobral (17 a 19), São Gonçalo do Amarante (20 a 22), Maracanaú (24 a 26) e Quixeramobim (27 a 29), com atividades voltadas para crianças de todas as idades, dos bebês aos grandinhos. Antes disso, de 7 a 11, acontecerá o Seminário Virtual Arte e Educação, com palestras voltadas para educadores. As inscrições podem ser feitas no site www.festivaltic.com.br.

O 13º TIC terá 50 apresentações de atrações locais, nacionais e internacionais, dando voz a histórias de silêncio, de muros e de mitos, sejam elas em português, árabe, hebraico ou kamayurá. Histórias pouco contadas e que precisam ser ouvidas. Além de gratuita, toda a programação de espetáculos do 13º TIC é acessível, com tradução em Libras e Audiodescrição, e conta com fones abafadores para pessoas com dificuldades auditivas. Nas escolas, os serviços de acessibilidade serão utilizados conforme a necessidade de cada instituição

Abertura

Quem abre a edição é o grupo cearense Pavilhão da Magnólia com a estreia de “A viagem do Barquinho”, um clássico que completa 50 anos em 2025, da escritora Sylvia Ortoff. A direção é de Miguel Vellinho, um dos mais reverenciados nomes do teatro infantil no país. Em Fortaleza, serão duas sessões no dia 11, exclusivas para escolas públicas, no Theatro José de Alencar, seguidas de debate.

Para o público em geral, a programação do 13º TIC começa no sábado, 12 de outubro, Dia das Crianças. Será um fim de semana de espetáculos, música e brincadeiras em Fortaleza, no Hub Cultural Porto Dragão, na Arena Dragão do Mar, no Teatro Dragão do Mar e na CAIXA Cultural Fortaleza. O acesso para a programação nos teatros desses equipamentos culturais, será por meio de ingresso, com retirada a partir das 16h do dia da apresentação. Já nos demais espaços, o acesso é livre e sujeito à lotação. E na CAIXA Cultural Fortaleza haverá serviço de manobrista para quem tiver o ingresso.

Um clássico da literatura e do teatro infantil vai estar em cena no 13º TIC. A Cia PeQuod, do Rio de Janeiro, dirigida por Miguel Vellinho, traz “Pluft, o Fantasminha”, obra de autoria de Maria Clara Machado, que estreou nacionalmente em 1955. São quase 70 anos encantando crianças em diversas adaptações no teatro, na televisão e no cinema. Esta é a mais recente montagem da premiada companhia de teatro de animação. O espetáculo, que é uma produção original SESI-SP, usa teatro de bonecos e recursos especiais de iluminação para dar uma nova roupagem ao texto.

Atrações internacionas

O TIC recebe nesta edição o Teatrodistinto, da Itália, com o espetáculo “Kish Kush”, uma peça delicada e poética sobre diversidade e relacionamento com o próximo. Dentro de uma caixa branca, dividida diagonalmente por uma parede de papel, dois personagens de lugares diferentes vivem juntos. Um deles fala árabe e hebraico, e o outro fala português. Kish Kush é uma história de silêncio e da dificuldade de se relacionar com uma língua diferente.

Com uma mescla de brincadeiras da América Latina, o grupo argentino Pim Pau, vem pela primeira vez ao TIC com um espetáculo para todas as idades, cheio de interação, criatividade, humor e ritmo. O público poderá desfrutar de jogos e canções, cantar e dançar em família, e mergulhar num espetáculo onde a palavra é um jogo, a música é um brinquedo e o corpo é um instrumento.

Teatro para bebês

No sábado e no domingo, dias 12 e 13, o TIC estará no Teatro Dragão do Mar com uma atração para bebês. O grupo Bebelume, do Distrito Federal, já conhecido do Festival, está de volta ao TIC, dessa vez, com “Kwat e Jaí”, que traz ao palco histórias dos povos do alto Xingu em uma poesia visual e sonora costuradas por Fernanda Cabral e Yawi Kamayurá interpretando as canções de ninar kamayurá. Com projeções, o espetáculo trata sobre o rito do nascimento.

O 13º TIC

A realização é do Ministério da Cultura e da Invento Produções Culturais. Patrocínio: Aniger, Democrata, Freitas Varejo, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Smurfit Westrock, e Melbros. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Mecenas do Ceará. Apoio: Caixa e Caixa Cultural Fortaleza. Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Seara, Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará, Instituto Dragão do Mar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão e Theatro José de Alencar. Produção: D’Grau Produções. Apoio cultural: Enel, Cegás e Sumitomo Chemical.

SERVIÇO

*Mais informações – www.festivaltic.com.br. Facebook: www.facebook.com/festivaltic. Instagram: www.instagram.com/festivaltic.

*Seminário Virtual Arte e Educação – 7 a 11 de outubro de 2024, das 18h às 19h, no canal da Invento Produções Culturais no YouTube: https://youtube.com/InventoProducoesCulturais. Inscrições gratuitas com formulário disponível no site do festival – https://festivaltic.com.br/.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais