Vem ai o II Festival Gastronômico da Praia do Futuro

Eita, comida boa! Foto: Divulgação

Tudo pronto para o II Festival Gastronômico da Praia do Futuro, um dos principais cartões-postais e destinos turísticos de Fortaleza. Vai acontecer de 13 a 23 deste mês de novembro, com o tema “Ser Tão Mar”. O evento contará com oficinas e oferecerá um cardápio de palestras de capacitação, sob a realização da Associação dos Empresários da Praia do Futuro (AEPF).

Neste ano as atividades terão início na Barraca Marulho, com o II Fórum ESG para o Desenvolvimento da Praia do Futuro, a partir das 14h30, reunindo líderes e especialistas para discutir sustentabilidade, inovação e boas práticas nas barracas locais.

Em seguida, às 17h30, acontecerá a Cerimônia Oficial de Abertura do festival, com apresentações culturais e degustações de pratos inscritos. A noite segue com a apresentação do grupo Raízes Nordestinas e show do Grupo Os Maneiros.

O Festival

O tema “Ser Tão Mar” quer evidenciar a presença marcante da gastronomia do Interior nos cardápios das barracas da Praia do Futuro, unindo peixes, crustáceos e frutos do mar a pratos típicos como baião de dois, carne de sol, queijo coalho e panelada. Essa mistura traduz o que há de mais autêntico na culinária fortalezense, a herança sertaneja que se mistura à vida à beira-mar.

Com mais de 70 barracas distribuídas ao longo de 6 km de orla, a Praia do Futuro é um dos principais cartões-postais de Fortaleza e Patrimônio Cultural Brasileiro (Lei nº 15.092/2025). Segundo a Fecomércio, o local recebe, em média, 660 mil turistas por ano, movimentando cerca de R$ 300 milhões anualmente, conforme dados da Associação das Empresas da Praia do Futuro (AEPF).

A praia é frequentada majoritariamente por público local e regional. Cerca de 60% dos visitantes são de Fortaleza e do interior do Ceará e, de acordo com a Secretaria de Turismo de Fortaleza, 99% dos turistas entrevistados afirmaram que indicariam e retornariam à Praia do Futuro, apontada ainda como o segundo ponto turístico mais citado da cidade, atrás apenas da Beira-Mar.

“Prato” variado

Na primeira edição, realizada em 2024, o Festival superou as expectativas, com mais de 5 mil pratos vendidos. Este ano o Festival Praia do Futuro busca reafirmar o papel das barracas como espaços de convivência, lazer e expressão cultural, unindo gastronomia e sustentabilidade em uma experiência que representa o verdadeiro sabor e espírito de Fortaleza.

Durante os onze dias de evento, o Festival integra gastronomia, artesanato, humor, música e dança, promovendo ações sociais e ambientais. As barracas participantes oferecerão pratos especiais e descontos, priorizando acessibilidade, segurança alimentar e práticas sustentáveis.

PROGRAMAÇÃO

DATA: 13.11.2025

CERIMÔNIA DE ABERTURA DO FESTIVAL GASTRONÔMICO

14:30 – 17:00 – II Fórum ESG Para Desenvolvimento da Praia do Futuro

17:30 – Abertura do Festival

18:30 – Apresentação do Grupo Raízes Nordestinas

19:30 – Buffet de Pratos Inscritos

20:00 – Apresentação Musical Grupo Os Maneiros

17 a 21.11.2025 – OFICINAS E ATIVIDADE

Palestras e Oficinas – qualificação do destino turístico

Reciclando vidas (IPOM) – Preparação para emprego e carreira

Tartarugas do Futuro – ciclo das tartarugas-de-pente na Praia do Futuro

Mutirão de emprego (AEPF/SINE/IPOM): vagas nos negócios da Praia do Futuro;

Coleta Seletiva: Apresentação e cadastros do programa EcoEnel.

SERVIÇO

*Barraca Marulho e Barracas da Praia do Futuro – Fortaleza

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais