Vem aí o IV Festival Internacional Danças Urbanas na Cena

A hora e a vez da juventude periférica mostrar sua arte. Foto: Divulgação

As danças urbanas e o protagonismo das juventudes periféricas estarão de volta ao cenário local com a realização do IV Festival Internacional Danças Urbanas na Cena – Fiduc 2025. Será nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro Cultural Belchior (Praia de Iracema), em Fortaleza.

A proposta do Fiduc, desde a sua primeira, é ser um espaço de difusão, intercâmbio, valorização e de visibilidade das culturas das periferias, dando ênfase especial para a cultura do Hip Hop, com foco nas danças urbanas.

“O Fiduc nasceu com o intuito de dialogar e fomentar o fazer artístico dos diferentes estilos de danças urbanas oriundas da cultura Hip Hop” destaca o diretor-geral do projeto Luís Alexandre Pereira. O festival chega à sua quarta edição, já consolidado na cena das danças urbanas do Nordeste.

Dois eventos

A programação, totalmente gratuita e com inscrições presenciais, contará com dois eventos especiais.

Na quinta-feira (11), haverá Workshop de House, com mediação de Simone Vieira, referência no cenário nacional das danças urbanas.

Já na sexta-feira (12), serão realizadas a Batalha de All Style, reunindo mulheres CIS e Trans e pessoas não binaries, e a Batalha de Hip Hop.

Workshops e Batalhas

O festival tem se configurado como um rico espaço de aprendizados através de workshops e cursos, por meio da força transformadora dos afetos, encontros e trocas entre jovens que querem se firmar como atores sociais com direito à cidade.

Nesta quarta edição, além do workshop, serão realizadas duas batalhas, sendo uma de Hip Hop, com inscrições abertas para qualquer interessada, e uma de Danças Urbanas Experimental, voltada para mulheres (CIS ou Trans). Vale destacar que os primeiros e segundos lugares de cada Batalha receberão premiação.

“Em batalhas, quem sempre teve mais destaque foram os homens. E mesmo quando o tema é sobre mulheres, essa realidade ainda reverbera. Aos poucos, com pequenos passos, estamos começando a mudar isso e ter uma curadora mulher no Fiduc é um desses passos”, ressalta a artista e coreógrafa Fran Córnio, curadora do festival.

Programação

*Dia 11/09 – Quinta-feira
14h às 16h – Workshop de House Dance
8h às 20h – Workshop Danças Tradicionais Brasileiras
Mediação: Simone Vieira
Inscrições presenciais por ordem de chegada
20h – Espetáculo Ponto de Vista do Concreto
Com Cia Loly Pop Urban Art

*Dia 12/09 – Sexta-feira
Batalha de All Style (somente mulheres CIS e Trans)
Às 18h
Batalha de Hip Hop aberta para todos os públicos
Às 19h30
Inscrições presenciais

A realização do IV Festival Internacional de Danças Urbanas na Cena – Fiduc 2025 busca, segundo a organização, disseminar e valorizar as expressões artísticas das periferias, fomentando o diálogo entre os artistas e a comunidade em geral, além de fortalecer a cultura local e o movimento das danças urbanas no Estado.

SERVIÇO

*Centro Cultural Belchior – Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

*Instagram: @f.i.d.u.c e @centroculturalbelchior

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais