Premiado em diversos festivais, o longa “Vemelo Monet”, escrito e dirigido por Halder Gomes, terá pré-estreia no Cineteatro São Luiz no próximo domingo, às 17 horas, e chegará aos cinemas brasileiros no próximo dia 9 de maio, com distribuição da Pandora Filmes.
O longa é coprodução da ATC e da Glaz, com produção executiva da Ukbar Filmes produtora de Portugal, e conta com a participação de atores como Chico Diaz e Maria Fernanda Cândido e parte da equipe de portugueses. Além disso, tem apoio da Globo Filmes.
Mais conhecido por suas comédias, como Cine Holliúdy e Os Parças, Gomes Halder traz um drama marcado pela discussão sobre a arte e a transformação dela em mercadoria. O protagonista é Johannes Van Almeida, interpretado por Chico Diaz, um pintor pouco aceito no mercado, que está perdendo sua visão.
Ele encontra na atriz Florence Lizz (Samantha Müller) a inspiração para realizar sua maior obra, e seu caminho também cruza com o de Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido), uma marchand influente que tem o poder de transformar o quadro numa obra famosa e valiosa.
“Fazer Vermelho Monet não foi muito diferente de fazer uma comédia em seu processo físico. Todos os esforços e etapas que constituem a realização de um filme estão presentes no drama e na comédia. Além do gênero drama em si, esse trabalho também é contado pela sua estética, referências artísticas, trilha musical, ambiências e simbolismos. A condução rítmica também é outra, com tempo de tela mais largo para assimilação e contemplação de suas simbologias e estética, respectivamente”, explica o diretor, que também assina o roteiro do filme.
Gomes conta que esse é o primeiro de uma planejada trilogia, e o próximo deverá ser Azul Vermeer. “O filme transborda da vontade de pôr na tela o que mais me fascina: pintar, ler sobre arte e ver pinturas. Viajo pra visitar museus e galerias incessantemente e passo grande parte do meu tempo livre pintando ou desenhando. Nessas andanças sempre me deparo com pinturas que aguçam a curiosidade de saber quem e o que está além do alcance dos olhos. Para isso, viajo pra lugares pra entender o que certos pintores viram e o que os fizeram pintar daquela forma. Já fui três vezes a Delft, Países Baixos, para decifrar o olhar, luz e paleta de Vermeer.”
SERVIÇO
*Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro – Fortaleza
*Classificação: 14 anos
*Ingressos: R$ 7 (meia entrada) e R$ 14 (Inteira)
*Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado – 9h30 às 17h (Horários sujeitos a alterações, de acordo com a programação)
*Telefone para contato: (85) 3252-4138
*Venda on-line: https://bileto.sympla.com.br/event/93548