Virada Cultural do CCBNB vai até sábado

Nesta q

Prossegue, até sábado, a Virada Cultural do Centro Cultural do BNB. A programção é bem diversificada.

Confira:

*Terça-feira, 12/12

Nesta terça, a partie das 18h, acontece o Sarau Mulherio das Letras, no Palco Emília Freitas, com o Coletivo Mulherio das Letras, do Ceará, no Palco Galeria. O Mulherio das Letras – Ceará convida Sarau VeLas para Poesia. Apresentação do livro “Reflexões Íntimas” da autora Leide Freitas. Uma ciranda poética, com o público convidado a levar velas, para contribuir com uma atmosfera diferente.

Às 23h tem o Palco Reggae da Virada Cultural, com a Ação Cultural Reggae, do Ceará, no Palco Galeria. Apresentam-se a Dj Doren, destacando a vibe das mulheres da cena cearense, a DJ Freedom Sounds &amp, de Canoa Quebrada, com o DJ Bruno Rasta, da famosa e lendária barraca Freedom, Shalon Raiz, Carlinhos Nação & amp, The Reggae Band e Convidados: AFrodyte, Rafa Winner e Gomes Brasil.

*Quarta-feira, 13/12

A quarta-feira na Virada Cultural do CCBNB começa com um mestre da música do Brasil, o cantor e compositor baiano Xangai, em entrevista aberta no programa Nomes do Nordeste, às 11h, no CCBNB. Às 22h ele se apresenta em show no centro cultural.

Ao meio-dia se apresenta o Pastoril Mariinha de Ló, do Ceará.

Às 15h a programação tem sequência com uma exibição de filmes, na atividade sob a chancela simbólica de Palco Doug de Paula, uma homenagem ao realizador audiovisual, produtor cultural e militantes das políticas culturais, que nos deixou neste ano.

Às 18h acontece na Praça dos Leões a Quarta de Yansã, com a Caravana Cultural, Ukilombo Capoeira, Tambor de Crioula, Indira Marley, Na Quebrada do Coco, Camila Reis & Dicy Rocha, do Maranhão.

Às 20h acontece um show coletivo reunindo grandes mestres da música do Ceará, no Palco Chico Pio, celebrando o grande cantor, compositor e violonista cearense, que se despediu neste ano. Eugênio Leandro, Calé Alencar, Edmar Gonçalves e Lúcio Ricardo celebram a música autoral cearense, com um repertório que inclui canções de Chico Pio e composições de cada um dos quatro.

Às 22h se apresenta a cantora e compositora Cy D´Olímpio, que vem tendo canções regravadas por nomes de destaque nacional, como Mariene de Castro. Logo em seguida acontece o show do bardo Xangai, cantor e compositor baiano nacionalmente destacado ao cantar as coisas de sua terra, a nordestinidade, e que retorna a Fortaleza especialmente para participar da Virada Cultural do CCBNB.

*Quinta-feira, 14/12

Na quinta-feira, 14/12, a Virada Cultural do CCBNB conta com várias atividades, incluindo homenagem a mestres e mestras históricas para a cultura do Ceará e recebendo também os convidados Seu Pereira e Totonho, da Paraíba.

Às 11h, no palco da Rua General Bizerril, acontece o debate sobre o tema “O ofício de frequentador assíduo de botequim”, reunindo Romeu Duarte, Luciene Simões, Dejoces Baptista e Socorro Sales (bate-papo), e a apresentação musical do Quarteto de Ian Calíope (chorinho), além de declamação de poesia com Marcos Paulo. O palco homenageia o grande agitador cultural cearense, o inesquecível “Cadeira Voadora”.

Às 12h no Polo Cultural Raimundo dos Queijos acontece apresentação do Pastoril Atividade. Mazé Figueiredo, do Ceará, se apresenta no Banco do Nordeste Passaré, na Praça Jader Colares.

Às 18h o CCBNB destaca o palco Izaíra Silvino, em homenagem à imensa professora, regente de corais, maestrina, compositora, pesquisadora, articuladora, produtora cultural e transformadora de tantas e tantas pessoas, em diferentes gerações. O palco Izaíra contará com apresentação da cantora, compositora, pianista e professora Aparecida Silvino, irmã de Izaíra. A produção desse palco é de outro grande intérprete, Marcus Caffé.

Às 19h no palco Galeria tem show do Água de Quartinha, grupo que bebe da fonte da cultura tradicional popular nordestina e que se destaca no cenário musical cearense desde os anos 2000.

Às 20h30 sobem ao palco Seu Pereira e Totonho. Um encontro entre duas referências da música da Paraíba para o Brasil, que estão percorrendo o País com a junção de seus espetáculos, incluindo sucessos e músicas inéditas, em parceria. O show acontece no Palco Galeria CCBNB.

*Sexta-feira, 15/12

Às 19h, no CCBNB, acontece o show do cantor e compositor Ricardo Back, com seu Black Trio, no palco denominado Luis Assunção.

Às 20h30, vários intérpretes, compositores e compositoras sobem ao palco denominado Tarcísio Sardinha, para um show coletivo que inclui participação da filha do grande e saudoso mestre, a cantora, compositora e violonista Bárbara Sena. O palco é uma homenagem ao inesquecível artista e também um espaço aberto para a mostra do trabalho autoral de cada participante.

Participam desse espetáculo Bárbara Sena, cantora, compositora, violonista, filha do mestre Sardinha; Fernando Rosa, parceiro de Sardinha; Rodger Rogério, mestre da música do Ceará para o Brasil, às vésperar de celebrar seus 80 anos; Ângela Lopes, Claudine Albuquerque, Jord Guedes, Letícia Ibiapina, Marina Cavalcante, Rebeca Câmara, Luciano Raulino, Caio Castelo, Orlângelo, Paulo Façanha, Pingo de Fortaleza

Na banda-base estão Alan Kardec (violão, guitarra e bandolim), Robson Gomes (teclado e acordeom), Dândara Marquês (contrabaixo) e Jully Nobre (bateria).

Às 23h, tem o Reggae da Virada, com Carlinhos Nação e Convidados, em mais uma apresentação antecedida por muita expectativa, no Palco Escadaria.

À 1h da madrugada de sábado acontece a Festa da Virada, com o DJ Victor, do Ceará, no Palco Escadaria.

*Sábado, 16/12

Às 9h espaço aberto para a exposição “Linhas, cores e formas – 120 anos do menino de Brodowisk”, com um coletivo de artistas de Fortaleza, na Galeria Antônio Bandeira, no CCBNB.

Às 14h tem oficina de Fantoches de Papai Noel, com Calu Maravilha (CE), na sala de oficinas do centro cultural.

Às 15h tem o espetáculo de teatro de bonecos “Maya Super Drive”, com Bruno Lobo La Loba e Icaro Troccoli, do Ceará, no Palco CCBNB.

Às 16h, acontece o projeto Trenzinho da História, com Gerson Linhares.

Às 17h, pela Virada Cultural, o projeto Praia da Música Cearense, coordenado pelo compositor e produtor Isaac Cândido, apresenta shows especiais na última edição do ano. Lu D´Sosa interpreta Djavan instrumental. Pedro Frota interpreta Ednardo. Davi Duarte interpreta Belchior. Roberta Fiúza interpreta Fausto Nilo. Isaac Cândido interpreta Raimundo Fagner.

A programação da Virada Cultural em Paracuru também inclui:

17h – Grupo de Capoeira FICAG

17h30 – DJ Sid (Bons Ventos)

18h – Praia Literária: sarau poético e lançamento dos livros; Ádyla Lucas, Bartira Dias, Denis Akel, João Silveira, Marcus Dias, Ocelo Moreira e
Vitória Andrade

18h30 – Espetáculo “É Carona”, com Felipe Araújo e Henrique Castro.

19h – Performance Voxels Multiverso com Erika Peron e Paracuru CIA de dança. Bailarinos: Luisa Castro, Lucas Melo, Marlon Ferreira e Thales Santos. A coreografia é de Milza Gama, da escola de Balé Lucymeire Aires.

19h20 – Convidado especial; Marcus Catarina, que faz um tributo ao seu irmão, Vander Lee.

SERVIÇO

*Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza – Rua Conde D´Eu, 560, Centro, e em diversos espaços, como o Polo Raimundo dos Queijos, o BNB Passaré e a praia de Paracuru.

*Entrada franca em todas as atividades.

*Informações: Instagram do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais