Não há como negar que a vitória do Fortaleza sobre o vice-líder do Brasileirão, Flamengo, no sábado (25), por 1 a 0, no Castelão, devolveu parte do respeito que o time conquistou nas últimas quatro temporadas. Mas ainda não reduziu o grande risco de rebaixamento à Série B do próximo ano, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Há um mês, o Fortaleza derrotava o Sport, por 1 a 0, também no Castelão, e atingia 73.8% de chances de rebaixamento. Após a partida contra o time pernambucano, o Fortaleza ainda venceu o Juventude e o Flamengo, mas perdeu para Cruzeiro, Vasco e São Paulo. Como o inimigo do Leão agora é a reta final de Brasileirão, quando restam apenas oito partidas, as chances do Fortaleza em ser rebaixado são de 78.8%.
Para escapar do rebaixamento, o Fortaleza terá que passar do Vitória da Bahia (57.9% de chances de rebaixamento) e ainda do Santos (35.4%).
O próximo jogo do Fortaleza, aliás, é contra o Santos, na tarde do sábado (1°), em plena Vila Belmiro. Qualquer empate ou derrota deixará o Leão distante de alcançar a equipe paulista.
Vozão
Em um mês de intervalo e cinco jogos depois, o Ceará não se saiu bem no período e pulou de 4.5% de chances de rebaixamento para 9.7%.