“É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”. A frase pronunciada há 55 anos pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong, quando da chegada do homem na lua, resume a vitória do Ceará sobre o América Mineiro, na noite desta segunda-feira (18), no Castelão, diante de um público de quase 64 mil torcedores, no fechamento da penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A magra vitória por 1 a 0, gol de pênalti, em cobrança de Saulo Mineiro, aos 28 minutos do primeiro tempo, representa para o Vozão um gigantesco passo para a elite do futebol brasileiro do próximo ano, quando o time cearense voltou ao G4.
A partida também marcou a despedida do Ceará, diante da sua torcida, no ano de 2024, além de colocar a equipe no melhor desempenho como mandante da Série B, na oitava vitória seguida, com 14 gols marcados no período e apenas dois sofridos. Na temporada, o Vozão somou em casa 14 vitórias, três empates e duas derrotas, com 34 gols marcados e 14 sofridos.
Na última rodada, com todos os jogos no domingo (24), a partir das 18h30min, o Ceará enfrenta o lanterna Guarani de Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.
Quatro equipes disputam as três vagas para o Brasileirão 2025, após o Santos conquistar o título da Série B, na rodada anterior. O vice-líder Mirassol, com 64 pontos, recebe a Chapecoense. O terceiro colocado Novorizontino, também com 64 pontos, vai a Goiânia para enfrentar o Goiás. O quinto colocado Sport, com os mesmos 63 pontos do Vozão, recebe o Santos. Quem empatar ou perder poderá passar mais uma temporada na Série B.