Com 42,7% do total devotos, o professor Wally Menezes foi reeleito, nessa quinta-feira, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para o quadriênio 2025-2029. Votaram os docentes, técnicos administrativos (TAEs) e alunos: 5098 votos de estudantes, 1262 de professores e 831 de TAEs. A votação envolveu a comunidade acadêmica dos 33 campi, da reitoria e do Polo de Inovação do IFCE.
Pela segunda eleição consecutiva, o pleito foi realizado totalmente on-line, por meio da ferramenta virtual Helios Voting. Terminais físicos de votação foram disponibilizados para eleitores sem acesso à internet em seus respectivos municípios.
Em segundo lugar na votação, ficou o professor Valmir Arruda, com 14,8% dos votos, seguido de Joaquim Rufino Neto, com 10%. A recondução de Wally Menezes ao cargo deve ocorrer em fevereiro de 2025, a depender da data de nomeação dele pelo Ministério da Educação.
Diretores
Além do reitor, foram escolhidos os novos diretores-gerais de 30 campi da instituição, localizados em Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. Confira no portal do IFCE a lista dos eleitos.
Wally Menezes
José Wally Mendonça Menezes é ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Telecomunicações. É graduado (licenciado e bacharel), mestre e doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor do IFCE desde 2010, quando começou a lecionar no Departamento de Engenharia de Telecomunicações e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do campus de Fortaleza.
Já atuou em vários cargos de gestão no IFCE, entre os quais coordenador de cursos, coordenador de Inovação, coordenador de Pós-graduação e assessor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. De 2017 a 2020 ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto.
Desde 2021, é reitor do IFCE, eleito pela comunidade acadêmica. É pesquisador do laboratório de Fotônica e Eletromagnetismo aplicado/IFCE e colaborador do Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais. (Também com site do IFCE)