Categorias: Ceará

XII Jogos dos Povos Indígenas do Ceará – Abertura nesta noite, em São Benedito

Competição indigena movimenta as etnias cearenses. Foto: Agência Brasil.

Começa nesta quinta-feira, às 18 horas, a 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A promoção, da Secretaria do Esporte (Sesporte) vai se estender até domingo próximos, na Aldeia Gameleira do Povo Tapuia (Kariri), em São Benedito.

Participarão do certame mil indígenas, com expectativa de 21 delegações formadas por indígenas de 15 etnias pertencentes a 19 municípios do Estado. O evento contará com atividades culturais, incluindo apresentações de danças e músicas típicas, reforçando a riqueza cultural dos povos indígenas.

“A realização dos jogos vai além da competição esportiva, sendo também uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural e reforçar a presença dos povos indígenas na sociedade cearense”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Modalidades

Serão disputadas nove modalidades esportivas e tradicionais: arco e flecha, arremesso de lança, tiro de baladeira, queda de braço, corrida de 100 metros rasos, cabo de guerra, corrida da tora, futebol de campo e corrida revezada de 400 metros com a maraca.

Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin) e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais